sábado, 16 de novembro de 2013

A “Magnitude” do xadrez



A Máquina Magnus me parece que engrenou de vez e com essa vantagem acentuada de 4 x 2 eu arrisco em dizer que provavelmente teremos um novo campeão de Xadrez, para alegria do nosso universo quadrado que precisa se  renovar no estilo Carlsen de jogar, para dar uma alavancada no nosso esporte.
Na entrevista coletiva realizada logo após o embate de hoje, o Indiano deu mostras de está abalado emocionalmente com esse novo revés, não absorvendo a pergunta de um repórter da Noruega que insistiu em lhes perguntar sobre qual seria a carta na manga  que o mesmo teria para o decorrer do campeonato. Ele falou que o repórter precisava aprender inglês. Por duas vezes Anand disse que iria trazer o que tinha de melhor para o confronto. “Well you just do your best”.
Sobre a partida de ontem, num breve comentário da minha humilde observação enxadrística Carlsen jogou uma “inglesa para indiano ver”. Logo  na abertura deixou suas marcas teóricas emplacando três peões isolados que foram bem absorvidos pela técnica de Anand , o qual equilibrou  o jogo da abertura até o seu final alugando o campo defensivo de Carlsen, ao penetrar com as suas fortes torres com o apoio do bispo fazendo uma emboscada juntamente com o seu peão de a, na coluna b.
Numa imprecisão de Anand no lance 45.Tc1+, onde as análises do computador previa Ta1, Carlsen tomou a iniciativa do jogo e através de um plano de final avassalador, simplesmente deu um “olé” na linguagem do futebol. Fazendo um comparativo com o boxe nesse final, Carlsen estava no córner apanhando, e de repente saiu dando bordoadas em direção ao corpo do indiano.
Na partida de hoje Carlsen encarou uma Ruy Lopez com o sistema Breyer, manobrando os seus cavalos espetacularmente. Mais uma vez ele fez estragos na abertura deixando dois peões brancos dobrados na coluna “e”, colocando as peças maiores de Anand escravizadas na posição. Com um jogo equilibrado seguiram adiante com um final de torres.
Jogando sob forte pressão psicológica e ressentido da derrota na 5ª rodada,  Anand cometeu algumas imprecisões nos seus lances, culminando com uma flagrante derrota, onde Carlsen se aproveitou da sua refinada técnica de conduzir os seus finais, dando um verdadeiro show no tabuleiro.
Amanhã (domingo) é dia de descanso em Chennai, recomeçando somente na segunda feira, onde teremos a oportunidade de comprovar os nossos palpites amadores.
Se o Magnífico! Carlsen, continuar jogando como Bobby Fischer na abertura, como Tal no meio jogo e como Capablanca no final, acho que nem se Kasparov resolvesse dispensar a sua aposentadoria e voltasse a jogar, não suportaria a “Machine Magnus”     
Até segunda-feira meus amigos.   

6 comentários:

  1. Ainda tem professor dizendo que a Ruy Lopes acabou????, O GM e atual Campeão Anand jogou com ela e Carlsen encarou ela com muita qualidade e não quis vim de Caro-Kann ou siciliana...e4 não acabou.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um tal de Bobby Fischer também gostava de jogar esse negócio "ultrapassado" de e4.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Observem o Lance 23 e vejam a opção de Cd5 em vez de Dg4, dando um duplo em dama e bispo negro e deixando carlsen com peão dobrado. Ao meu ver brancas ficam em boas condições de jg. Ruy Lopez ainda é muito forte e uma partida de xadrez mesmo entre gênios, ainda assim está sujeita a momentos que poderiam alterar seu resultado e isso é o que deixa o xadrez ainda mais fascinante.

      Excluir
    4. Favor desconsiderar a modesta análise acima, pois percebi que havia a resposta bem óbvia. DXf2+, rsrsrrsrs. Me empolguei... Mas mantenho o que eu disse sobre o xadrez e sobre Rui Lopez.
      Um abraço.

      Excluir
    5. Prezado Rodolfo
      Isso acontece entre nós mortais rsrs.
      Dizem que Bobby jogava e4 e exclamava.
      Ruy Lopez é uma das aberturas mais jogadas no mundo. Carlsen e Anand vem jogando direto esse negócio.
      Valeu! Um abraço

      Excluir