LIVROS DE XADREZ

LIVROS RECOMENDADOS PELO BLOG TABULEIRO DE XADREZ

http://www.tabuleirodexadrez.com.br/livros-de-xadrez.htm

Meus Grandes predecessores

Garry Kasparov
Os cinco volumes da mais importante obra da literatura enxadrística mundial dos últimos tempos traduzidas para o português pelo GM Giovanni Vescovi.
A magnífica compilação de Garry Kasparov não tem análogas na literatura do xadrez: o décimo terceiro campeão mundial reflete sobre os destinos e genialidade de seus doze predecessores e de seus adversários, e sobre a luta pelo título mundial nos últimos cento e cinqüenta anos.
Partidas famosas são submetidas a microscópicas análises por poderosos programas de computador, o autor altera muitas das avaliações anteriores e, em essência, reescreve o desenvolvimento do xadrez no século XX.
Aaron Nimzovitsch - Meu Sistema

Meu sistema

Aaron Nimzovitsch
O livro Meu Sistema é considerado por muitos como o mais importante da literatura enxadrística. Escrito em 1925 e somente agora traduzido para o português, esse livro vem acompanhando gerações de jogadores ao redor do mundo. Seu autor, Aaron Nimzovitsch (Riga 1886-Copenhagem 1935), um dos mais proeminentes jogadores de sua época, é considerado o pai da Escola Hipermoderna do xadrez. Essa escola revolucionou a abordagem teórica do jogo e é a base do desenvolvimento do xadrez nos últimos 95 anos. Muitos jogadores de elite, como por exemplo o ex-Campeão Mundial Tigran Petrosian, tiveram no estudo de Meu Sistema a fonte do desenvolvimento de suas carreiras esportivas.
A prática do meu sistema

A prática do meu sistema

Aaron Nimzovitsch
Com o livro 'A Prática do Meu Sistema', escrito em 1929 e somente agora traduzido para o português, Aaron Nimzovitsch (Riga 1886 - Copenhagen 1935) apresenta a aplicação prática dos conceitos desenvolvidos em 'Meu Sistema', através da análise minuciosa de 109 partidas das quais ele próprio foi um dos protagonistas. O estudo do presente livro consolida de maneira prática os fundamentos da Escola Hipermoderna de Xadrez. Em 1925, com o livro 'Meu Sistema', Nimzovitsch revolucionou a compreensão estratégica do jogo de xadrez, abrindo novos caminhos para o seu desenvolvimento teórico e criando a Escola Hipermoderna, cujos novos conceitos teóricos e abordagem prática do jogo repercutem até os nossos dias.
Treinamento completo de xadrez

Treinamento Completo de Xadrez

Autor: Richard Palliser
Todos os jogadores de xadrez concordam: manter os “músculos táticos” em forma é fundamental para quem busca se aprimorar neste jogo! E uma das melhores, mais fáceis e agradáveis formas de atingir esse objetivo é a resolução de táticos.
Em treinamento completo de xadrez, Richard palliser apresenta ao leitor 1.200 enigmas que podem desafiar desde os jogadores iniciantes até os mais experientes, incluindo tanto exercícios clássicos como exercícios inéditos, abordando todos os temas táticos importantes.
Peões mágicos

Peões Mágicos

MI Herman Claudius van Riemsdijk e Willem Diederik Hajenius.
Nesse instrutivo livro para jogadores de torneios, o mestre internacional Herman Claudius van Riemsdijk e Willem Hajenius fornecem aos leitores todos os conhecimentos necessários para os finais de peões no jogo de xadrez.
Inicialmente publicado em holandês (Veldjes Tellen – 1994) e traduzido para o idioma inglês (The Final Countdown – 1997), agora os leitores da língua portuguesa terão acesso surpreendente e fascinante método para enfrentar essa fase muito enganosa da partida.
O livro explica os princípios fundamentais dos finais de peões. Inclui dezenas de exemplos práticos para que os leitores possam avaliar o seu aprendizado e conselhos muito úteis na prática do jogo.
O grande mestre Paul van der Sterren, na revista New in Chess, afirmou: “Esse método é adequado a enxadristas de qualquer nível. Após estudá-lo você não precisará de nenhum outro livro sobre o assunto”.
Defesa siciliana

Defesa Siciliana

John Emms
Livro ideal para aqueles que desejam entender as regras básicas da Defesa Siciliana!
A Defesa Siciliana é uma das aberturas mais famosas em toda a história do xadrez e, certamente, a mais popular. Com ela, desde os movimentos iniciais, as pretas reivindicam sua participação no centro do tabuleiro e constroem uma estrutura assimétrica de peões. O ponto mais atraente dessa estratégia é permitir que as pretas desequilibrem a posição e joguem para vencer, sem correr riscos desnecessários.
Neste livro, o Grande Mestre John Emms enfoca conceitos básicos, estudando os princípios fundamentais da Defesa Siciliana, ajudando o leitor a encontrar com facilidade opção que melhor se adapta ao seu estilo de jogo.
Destaques da edição:
• Linguagem clara e acessível que facilita a absorção de idéias pelo leitor
• Ênfase nos princípios básicos da Defesa Siciliana
• Ideal para o jogador em fase de desenvolvimento
Xadrez para Iniciantes

Xadrez para Iniciantes

TED NOTTINGHAM
Neste livro você vai aprender, passo a passo, a movimentar cada peça, usar táticas como garfos, cravadas e ataques descobertos para capturar as peças do adversário, prever a estratégia do seu oponente para planejar um ataque defesa ou contra - ataque com novo plano, e a estar sempre atento para todas as posições de xeque - mate.
Nocautes fulminantes

Xadrez: Nocautes Fulminantes

Julian Hodgson - Revisado por Selmo Bastos
Com seus comentários fáceis de entender sobre cada movimento do Xadrez, explica aos jogadores menos experientes como liquidar seus oponentes logo nos primeiros movimentos do jogo. Ao preparar as engenhosas armadilhas apresentadas aqui, o leitor terá a oportunidade - e a satisfação! - de conseguir nocautes enxadrísticos na metade do tempo contra seus parceiros e rivais.
Xadrez Táticas e Estratégicas dos Campeões

Xadrez Táticas e Estratégicas dos Campeões

AL LAWRENCE, BOB WADE, TED NOTTINGHAM
Aprenda todas as brilhantes táticas e técnicas inteligentes de que você precisa para ser um campeão, tais como: dominar as estratégias inventadas por campeões mundiais como Gary Kasparov.
Xadrez para Crianças

Xadrez para Crianças

PABLO C. GIRONA, OSCAR B. POLLAN, CESAR C. COMBA, ET AL.
Acompanhe o simpático peão Pedro nesta aventura pelo mundo do xadrez! Cruzadinha, sopa de letrinhas, tabuleiros para colorir, desenhos para recortar e montar, perguntas e respostas que orientam o jogo e muitas outras situações divertidas que despertarão o interesse e a curiosidade das crianças pelo jogo de xadrez.
Lições Elementares de Xadrez

Lições Elementares de Xadrez

J.R. Capablanca
Estas lições de xadrez oferecem aos enxadristas do mundo todo a oportunidade de gozar da difícil simplicidade com que o genial Capablanca descobria os segredos do xadrez e assinalaria a todos, iniciados e mestres, o verdadeiro meio de alcançar o progresso prático em tão difícil atividade humana.
O Xadrez dos Grandes Mestres

O Xadrez dos Grandes Mestres

ANTONIO LOPES MANZANO, JOSE MONDERO GONZALEZ
400 conselhos para melhorar seu nível enxadrístico. Cada capítulo contém um conjunto de finais, com posições instrutivas, inclusive para jogadores experientes, e uma série de exercícios com os quais o leitor, qualquer que seja seu nível enxadrístico, poderá exercitar suas habilidades técnicas enquanto se diverte.
Fundamentos do Xadrez: Aberturas

Fundamentos do Xadrez: Aberturas

L. PACHMAN
Neste livro, o autor, conhecido jogador em todo o mundo e mestre internacional de Xadrez, mais do que inventariar aberturas, preocupa-se em esclarecer o leitor sobre o importante significado que as mesmas desempenham no conjunto do jogo. Por outro lado, analisa uma série de aberturas evoluindo das mais simples para as mais complexas e incidindo sobretudo naquelas que hoje são consideradas mais importantes.
O ABC das Aberturas de Xadrez

O ABC das Aberturas de Xadrez

DARCY LIMA, JULIO LAPERTOSA
Dicas básicas para que o leitor se posicione melhor no tabuleiro desde o início do jogo são dadas pelo Grande Mestre Internacional Darcy Lima e pelo Instrutor e Treinador Júlio Lapertosa Viana, que conduzem o leitor de maneira simples e eficiente ao mundo mágico das aberturas de xadrez.
Como Pensar em Xadrez

Como Pensar em Xadrez

JAN PRZEWOZNIK, MAREK SOSZYNSKI
Como Pensar em Xadrez demonstra por meios práticos como organizar a mente para vencer. Aprenda a reavaliar sua maneira de pensar durante o jogo e a estruturar seus pensamentos por meio da prática. Você disporá de exercícios para aperfeiçoar suas técnicas de pensar e verá de que forma se utilizar de elementos da psicologia esportiva para a sua preparação.
Kasparov x Karpov

Kasparov x Karpov

GARRY KASPAROV, EFIM GELLER, ANATOLY LEIN, ET AL.
Kasparov x Karpov trata do grande combate travado entre os dois grandes nomes do xadrez mundial em 1990. Kasparov lutando para demonstrar uma superioridade definitiva sobre Karpov, que por sua vez quer obter o título perdido cinco anos antes. Definitivamente uma luta e tanto.Absolutamente imperdível.
Xadrez: Tratado Geral em Três Volumes: Teoria Geral

Xadrez: Tratado Geral em Três Volumes: Teoria Geral - Vol. 1

PAULO GIUSTI
Voltado para o público que conhece as regras básicas de xadrez e quer aprofundar-se nas artes desse jogo, este é o volume um de uma coleção que aborda fatores básicos do jogo de xadrez.
Xadrez: Tratado Geral em Três Volumes: Abertura e Meio-Jogo -

Xadrez: Tratado Geral em Três Volumes: Abertura e Meio-Jogo - Vol. 2

PAULO GIUSTI
Este volume trata da abertura e do meio-jogo. Serão apresentadas várias aberturas incomuns. E em relação ao meio-jogo, saberemos mais sobre a estrutura de peões, a transição do meio-jogo pro final, estilos táticos e estratégicos, rupturas, entre vários outros fatores relacionados ao tema específico deste livro, e complementando os outros dois volumes.
Xadrez: Tratado Geral em Três Volumes: Finais -

Xadrez: Tratado Geral em Três Volumes: Finais - Vol. 3

PAULO GIUSTI
Este volume trata da finalização do jogo. Serão estudados e apresentados vários exemplos de finais, completando assim a seqüência dos outros dois livros, que versam sobre as fases anteriores da partida, noções gerais sobre movimentos, táticas e estratégias, aberturas, meio-jogo e finais.
Ataque e Contra-Ataque no Xadrez

Ataque e Contra-Ataque no Xadrez

FRED REINFELD
Este livro descreve a tática e a estratégia do planejamento de um jogo de xadrez, primeiro quanto ao ponto de vista das brancas e depois segundo o das pretas. Nele se encontra excelente mistura de preceito e exemplo.
Xadrez Vitorioso: Estratégias

Xadrez Vitorioso: Estratégias

YASSER SEIRAWAN, JEREMY SILMAN
Liquide rapidamente o adversário, usando audaciosos movimentos de abertura Formule uma estratégia geral de jogo antes do meio-jogo Analise a intenção do adversário em cada movimento Posicione-se para um final vitorioso Em todo o livro, as posições de jogo são apresentadas em diagramas. Encontram-se descritas também as melhores estratégias da história do xadrez - aprenda com elas, movimento por movimento!
Xadrez Vitorioso: Combinações

Xadrez Vitorioso: Combinações

YASSER SEIRAWAN
Em Xadrez Vitorioso: Combinações, o grande mestre internacional Yasser Seirawan apresenta ao leitor belas estratégias ? como sacrificar uma Dama, a peça mais forte do tabuleiro, a fim de aplicar o xeque-mate com um mero peão ? e convida o leitor a analisar as vantagens de posições específicas que fazem com que uma combinação seja bem-sucedida.
Xadrez Vitorioso: Finais

Xadrez Vitorioso: Finais

YASSER SEIRAWAN
Em Xadrez Vitorioso: Finais, o grande mestre Yasser Seirawan apresenta ao leitor uma introdução ao que é preciso saber para vencer finais de xadrez. Com estilo divertido e fácil de entender, o livro é enriquecido com histórias e conselhos profissionais que ajudarão o leitor a desenvolver um domínio sólido de princípios comprovados que poderão ser aplicados com segurança sempre que uma partida chegar ao final.
101 Aberturas Surpresa no Xadrez

101 Aberturas Surpresa no Xadrez

GRAHAM BURGESS
Este livro é um baú de tesouros de idéias incomuns em um estágio inicial da abertura, cada uma com uma fundação lógica sólida, ainda assim, indo na contramão das jogadas convencionais. Cada idéia tem um potencial de golpe rápido, e tem o apoio de análises concretas possibilitando a execução rápida com confiança.
Dominando as Aberturas de Xadrez

Dominando as Aberturas de Xadrez

JOHN WATSON
Para muitos jogadores de xadrez, o estudo da abertura é um trabalho muito pesado. É difícil saber o que é e não é importante e quando o conhecimento específico é vital ou uma compreensão mais geral é suficiente. Com uma freqüência trágica, assim que a abertura acaba, o jogador não sabe qual plano seguir ou mesmo compreende por que suas peças estão na casas nas quais estão. John Watson procura ajudar os jogadores de xadrez a conseguirem uma visão mais geral e criteriosa das aberturas.
Xadrez

Xadrez

Octavio Trompowsky
Octavio Trompowsky comenta 106 de suas melhores partidas com muito humor e originalidade. Um clássico da literatura enxadrística nacional.
Jogo de Posição

Jogo de Posição

Erich Eliskases
Em 1943 o Grande Mestre austríaco/argentino Erich Eliskases, na época radicado no Rio de Janeiro, publicou em português este interessante tratado onde estuda, em detalhe, todos os aspectos do jogo posicional. Inclui, ao final, capitulo com partidas brasileiras.
Repertorio de Aberturas

Repertorio de Aberturas

Walter Cruz
Walter Cruz expõe os fundamentos da Teoria das Aberturas e depois inicia o estabelecimento de um repertorio para o condutor das brancas com um estudo conceitual da Variante Fechada da Siciliana (1.e4, c5 2.Cc3). Uma obra de grande valor didático.
Xadrez básico, Dr. Orfeu Giberto d'Agostini

Xadrez Básico

Orfeu G. d'Agostini
Dr. Orfeu Gilberto D’Agostini é Mestre Nacional em Xadrez e escreveu este livro no intuito de condensar todas as noções indispensáveis para um progresso rápido no jogo de xadrez, abrangendo desde as noções preliminares até o estudo de temas do xadrez superior, tratando o jogo como uma ciência, onde há necessidade de uma metodologia para o total aprendizado.
Qualquer amador encontrará neste livro uma rica fonte de ensinamentos e táticas, que, em pouco tempo poderão elevá-lo a um alto grau de perfeição no chamado Jogo dos Reis.
Esta obra foi extremamente elogiada pela Federação Paulista de Xadrez e pela Confederação Brasileira de Xadrez, entidade máxima do xadrez nacional, sendo considerada de inestimável valor didático e de fácil entendimento.
´Xadrez Básico´ é literatura obrigatória para todos os amantes do Jogo dos Reis, sejam eles amadores ou profissionais, principiantes ou experientes, moradores dos grandes centros ou de pequenas localidades.
Xzdrez para principiantes

Xadrez para Principiantes

JOSEF DOUBEK
Obra ideal para os iniciantes: ensina o movimento das peças com o auxílio de ilustrações, além de exercitar a capacidade de prever soluções.
Peões na Sétima

Peões na Sétima

Ronald Câmara
O engenho e a arte do bicampeão nacional Ronald Câmara já estão evidenciados neste seu primeiro livro de crônicas escolhidas, notável pela elevada qualidade literária e pelo esmerado trabalho analítico desenvolvido no comentário das partidas. Um livro que se tem prazer em ler e reler.
Manual de Xadrez

Manual de Xadrez

Luiz Cabrerizo
Noções elementares, estratégia, tática, aberturas, finais, partidas, problemas, curiosidades: de tudo um pouco neste, em sua época, popularíssimo manual de xadrez, que atingiu 7 edições, sempre atualizadas e ampliadas, desde seu lançamento em 1938.
Teoria e Pratica do Gambito Budapeste

Teoria e Pratica do Gambito Budapeste

Fernando Vasconcellos
Um amplo e metódico estudo das intrincadas linhas de jogo que compõem a teoria do Gambito Budapeste. Na parte pratica o autor comenta 63 partidas, as quais ilustram os princípios, idéias e estratagemas que regem esta abertura.
Partidas de Xadrez

Partidas de Xadrez

Marcio de Freitas
Reminiscências de um campeão nacional e a analise de 96 de suas melhores partidas contam a historia do xadrez paulista e brasileiro no período em que Marcio Elisio de Freitas exercia sua liderança como jogador e dirigente.
Iniciação ao Xadrez

Iniciação ao Xadrez

Flavio de Carvalho Jr.
Utilizando um ensino graduado, com detalhadas explicações e numerosos exercícios, Flavio de Carvalho Junior, ex-campeão brasileiro, transmite ao iniciante desde princípios elementares ate' técnicas mais avançadas. Esses conceitos são consolidados pela analise de 35 partidas celebres.
Fundamentos de Tática

Fundamentos de Tática

Alexandru Segal
O autor Alexandru Segal inicialmente classifica as combinações em 10 categorias. Em seguida, apresenta uma serie de exemplos práticos, para que o leitor, tendo se familiarizado com as respectivas idéias básicas, possa desenvolver, por si próprio, a combinação adequada a cada posição.
Mequinho - o Perfil de um Gênios)

Mequinho - o Perfil de um Gênio

Rubens Filguth
O autor Rubens Filguth utiliza depoimentos de pessoas que conviveram com Mecking durante diversas fases de sua vida para desenhar o perfil do ser humano. Na segunda parte desta original obra, 90 partidas selecionadas evidenciam a elevada qualidade de jogo do primeiro grande mestre brasileiro.
Manual de Xadrez

Manual de Xadrez

Idel Becker
O Manual de Xadrez de Idel Becker é dirigido a todos que desejam iniciar-se na Arte de Caissa e também a jogadores de alguma experiência que queiram aperfeiçoar seu conhecimento e dispor de uma fonte de consulta sobre o xadrez em geral.
Fortaleza 1989 56°CB

Fortaleza 1989 56°CB

Isabel Sampaio
Todas as partidas jogadas no 56° Campeonato Brasileiro, Fortaleza, 1989, com informações, biografias e fotos dos participantes. A melhor partida de cada rodada vem com comentários de A.Segal, James Mann e Dirk Dagobert. Destaque para a sensacional performance de Gilberto Milos (10 em 11).
K x K Perestroika no Tabuleiro

K x K Perestroika no Tabuleiro

H. Carvalho, R. Filguth
Nesta obra de Herbert Carvalho e Rubens Filguth, o leitor terá oportunidade de conhecer todos os lances da acirrada luta entre Anatoly Karpov e Garry Kasparov pela conquista do título mundial de xadrez. Um registro completo e detalhado desta intensa batalha psicológica e política.
Epopéia do Campeonato Brasileiro de Xadrez (v.1)Um extraordinário trabalho de pesquisa. Tudo sobre os Campeonatos Brasileiros de Xadrez de 1927 a 1958. Indispensável para os que desejam conhecer a fundo a historia do xadrez brasileiro.
Epopéia do Campeonato Brasileiro de Xadrez (v.2)

Epopéia do Campeonato Brasileiro de Xadrez (v.2)

Waldemar Costa
Seqüência da historia dos Campeonatos Brasileiros de Xadrez, cobrindo o período de 1959 a 1993. Competente jornalista, forte enxadrista e grande pesquisador, o carioca Waldemar Costa produziu este excelente livro em um estilo fluente e agradável.
No Mundo dos Trebelhos

No Mundo dos Trebelhos

Ronald Câmara
Em um dos melhores livros sobre xadrez já publicados no Brasil, Ronald Câmara aborda interessantes e variados temas, eletrizantes partidas magistrais e figuras exponenciais do top-board mundial.
Diagonais Crônicas de Xadrez

Diagonais Crônicas de Xadrez

Helder Câmara
Em Diagonais, o MI Helder Câmara selecionou 70 de suas melhores crônicas, nas quais comenta e analisa, com muita inteligência e perspicácia, os dramas, as tragédias e as comedias que se desenvolvem sobre o tabuleiro nas partidas do xadrez moderno.
The Final Countdown

The Final Countdown

H.C.v.Riemsdijk, W.Hajenius
Neste importante livro (edição em inglês), os autores Herman Claudius van Riemsdijk e W. Hajenius ensinam como conduzir os finais de reis e peões, utilizando o método das casas conjugadas. "If you study this book you have no more need of other books on pawn endings" - GM Paul van der Sterren, New in Chess 08/1997.
O Xadrez Magistral de Garry Kasparov

O Xadrez Magistral de Garry Kasparov

David Sokolik
1400 partidas de Garry Kasparov! Varias delas comentadas. Toda a carreira do Campeão Mundial, incluindo os quadros de torneios. Os próprios jogadores brasileiros comentam suas partidas contra Kasparov. Diversos índices e anexos fazem da segunda edição uma obra completa.
Xeque e Mate

Xeque e Mate

Gilberto Milos, Davy D'Israel
Um livro cujo objetivo e' ensinar a jogar xadrez partindo do zero. Introduz os conceitos mais importantes do jogo de uma maneira didática, utilizando muitos diagramas e exercícios. Ao final, inclui diversas informações úteis para os novos aficionados.
Essências da Estratégia Superior

Essências da Estratégia Superior

Antonio Rocha Paulo Oliveira
Com base na idéia de que o conhecimento dos diversos temas estratégicos faz a diferença entre o mero aficionado e o verdadeiro jogador de xadrez, os autores apresentam e desenvolvem 26 destes temas, enriquecidos com diversas partidas ilustrativas. Uma obra original e de grande valor.
Combinações

Combinações

Darcy Lima, Julio Lapertosa
"Xadrez é 99% tática". Esta frase, atribuída a Richard Teichmann, mantem sua atualidade. Para se familiarizar com os diversos temas táticos o estudante deve resolver um grande numero de exemplos. Este é o objetivo deste livro, que inclui 397 combinações divididas por temas e níveis de dificuldade.
Xadrez para Crianças

Xadrez para Crianças

Regina Ribeiro Fernanda Loth

Livros de Xadrez
Atualizado em 1/agosto/2010
[paulosantoro.xadrez] Outros textos, tutoriais e links úteis.

 Paulo Santoro

 Existe um grande número de livros de Xadrez, e muitos deles podem ser úteis para os jogadores que desejam aprender e se aperfeiçoar. Dependendo das características de cada pessoa, ela pode se adaptar melhor a certas obras do que a outras. Antes de ver algumas dicas específicas, considere as seguintes sugestões gerais:
 1. Em boas livrarias, você pode folhear diversos livros de Xadrez. Leia alguns parágrafos para ver se o estilo e a dificuldade estão muito além ou muito aquém de sua capacidade.
2. Verifique de quando é o livro. Dependendo do tema, como aberturas, por exemplo, livros muito antigos podem ser considerados defasados. Livros recém-lançados, por outro lado, estão ainda por ser mais bem avaliados.
3. A maior parte dos livros utiliza a notação algébrica, que é a mais recomendável e, em muitos torneios atualmente, obrigatória. Se você tiver dificuldade com outros tipos de notação, pode ficar com algum livro “engasgado”. Portanto, procure verificar antes se o livro que quer comprar usa uma notação confortável para o seu estudo.
 4. É fácil encontrar partidas de Xadrez por toda parte, em especial na internet. Um livro que analisa partidas deve se destacar pela presença de explicações textuais dos lances. Não adianta um livro que mostra longas seqüências de lances sem explicação, deixando o leitor perdido.
 5. Tente fazer um esforço para ler em espanhol ou até em inglês, pois terá maior variedade de títulos à disposição.
Apesar de ser algo difícil de definir, faço aqui uma divisão em “níveis”, procurando dar melhores condições para você se conduzir. Eu não li todos esses livros por inteiro, afinal eu próprio estou no nível intermediário, mas colhi informações das mais diversas fontes e li partes desses livros para poder expressar algum comentário sobre eles. Por exemplo, possuo três dos livros que indico para o nível avançado e já comecei a estudá-los.
Alguns títulos abaixo aparecem em inglês ou espanhol. Isso não quer dizer que estejam disponíveis apenas nessas línguas. Da mesma forma, alguns livros que você vê abaixo em português podem estar esgotados em nosso idioma, e serem muito mais facilmente achados em outra. Consulte sempre a Livraria Cultura, que tem um acervo muito grande em várias línguas, inclusive para importação (que demoram semanas para chegar, mas você paga tranqüilamente o valor estipulado em moeda nacional).
INICIANTE
(Para concluir o estágio de iniciante, provavelmente obras como essas bastem. Você terá conceitos sobre todas as etapas do jogo e compreenderá o tipo de reflexão e preparo que o Xadrez requer.)
Xadrez Básico – Orfeu D’Agostini
Antigo clássico da literatura enxadrística brasileira. Ele é excelente como primeiro livro do iniciante, pois explica regras, atitudes, conceitos gerais, mostra análises de partidas e ainda avança bastante em finais, temas táticos, aberturas, etc. Como é antigo, seu material sobre aberturas está defasado, mas é interessante como iniciação – sugiro apenas que não se preocupe em estudar demais esse capítulo. Concentre-se bastante no capítulo de finais, que é o suficiente para o iniciante e até para o intermediário: parte dos mates elementares e dá muitas explicações didáticas para as diferentes situações de finais com reis, peões e outras peças. Utiliza a notação descritiva, embora ensine as demais. Mesmo assim, vale a pena para o iniciante, que, aliás, no começo pode ter mais facilidade com a descritiva.
[Uma conhecida alternativa ao Xadrez Básico é Manual de Xadrez, de Idel Becker. São "concorrentes".]
Aprenda Xadrez com Garry Kasparov – Garry Kasparov
Uma leitura leve, mas bastante produtiva para o iniciante, que encontra aqui capítulos curtos e temáticos, aparentemente coletados de artigos do ex-campeão mundial para algum periódico.
Lições elementares de Xadrez – J. R. Capablanca
Este livro é antigo, mas você pode confiar no cubano, ex-campeão mundial. O livro tem elementos de tática e estratégia muito bem selecionados, o que torna o aprendizado mais rápido.
Fundamentos de Tática Alexandru Segal
Com um sistema mais didático e moderno, ensina os temas táticos básicos, com muitos exemplos. Conhecer e praticar tática constantemente é fundamental para o jogador de qualquer nível.
INTERMEDIÁRIO
(O estudo intermediário precisa ser completado com muitos exercícios de Tática. Existem livros com exercícios, mas, se puder, o mais prático é você usar softwares próprios para isso ou sites na internet. Faça uma pesquisa sobre o assunto.)
O espírito da abertura – Gérson Peres Batista e Joel Cintra Borges
Uma abordagem prática das aberturas, apresentando grandes partidas de cada variante, mostrando os jogadores que mais se destacaram com cada abertura, explicando sinteticamente as idéias das Brancas e das Negras nas situações dadas, etc.
Xadrez Vitorioso – Táticas Yasser Seirawan Jeremy Silman
Um grande passo do enxadrista intermediário nos temas táticos: explicações didáticas, fartos diagramas e dificuldade crescente são o destaque desse livro.
Xadrez Vitorioso – Estratégias Yasser Seirawan
Com o mesmo estilo e didática do título anterior, destaca os aspectos estratégicos.
Meu sistema – Aron Nimzowitch
Tem a reputação de ser o primeiro livro de ensino de Xadrez, mas de nenhum modo é ultrapassado. Seu autor, grande jogador da época, pretende transmitir os fundamentos da “escola hipermoderna”, que é uma base importante para o enxadrista atual. Demorou 82 anos para ser lançado em português: a Editora Solis preencheu essa lacuna em 2007.
AVANÇADO
(Certamente é muito mais demorado saltar do nível Avançado para o Experiente do que os saltos dados nos outros níveis. Afinal, experiência requer tempo, muita prática em torneios, jogos pensados, etc. Além dos livros abaixo, considere fazer uma pesquisa a respeito de obras sobre aberturas específicas, conforme você vá planejando seu próprio repertório.)
Meus grandes predecessores – Garry Kasparov
Esta coleção é uma preciosidade. Kasparov é um grande analista, concentra-se nos momentos fundamentais das partidas que analisa e destaca com maestria seus aspectos técnicos. Como fala dos grandes campeões mundiais, essa coleção é também um grande compêndio histórico da evolução do Xadrez magistral nos últimos 120 anos. Obra para ser apreciada com tempo e dedicação, enquanto os demais deste nível vão sendo estudados.
Pense como um Grande Mestre – Alexander Kotov
O autor utiliza jogos de Grandes Mestres, e também explicações e anotações deles próprios, para mostrar como esses jogadores trabalham com os cálculos complexos e as múltiplas variantes do Xadrez de alto nível.
Onde mora o perigo Flavio Patricio Doro
Flavio Doro é um erudito do Xadrez, que expôs nesta obra um tipo muito criativo de treinamento. O livro é baseado em exercícios surpreendentes, com posições retiradas de jogos reais, que mostram como os jogadores que perderam suas partidas poderiam ter evitado cair em temas táticos conhecidos. Trata, portanto, daquele “passo à frente” que o enxadrista deve estar de seus adversários.
Técnicas de finais em Xadrez – Max Euwe E. Hooper
Livro que descreve exaustivamente os finais de partidas, com explicações sobre um grande número de posições finais básicas. Neste nível, o jogador de fato precisará de uma obra como esta, para ter um amplo repertório de finais.
Dictamen y plan en Ajedrez – Max Euwe
Extremamente farto de explicações em texto, trabalha com 8 aspectos avançados da estratégia, como a maioria de peões na ala da Dama, Cavalo contra Bispo mau, etc.
Strategic chess – Edmar Mednis
Uma obra amplamente elogiada sobre estratégia, que destaca particularmente as posições fechadas. Pode ser encontrado também em espanhol.
EXPERIENTE
(Para jogadores que tenham a sólida fundamentação que proporcionam os livros indicados anteriormente, a melhor maneira de continuar se desenvolvendo é partir para a análise que os grandes mestres fizeram de suas próprias partidas. Abaixo indico algumas das obras mais elogiadas desse tipo.)

Partidas selecionadas – Smyslov
Minhas 60 melhores partidas - Fischer
Mis mejores partidas - Karpov
O teste do tempo - Kasparov
OUTROS TÍTULOS
(Tenho poucas referências destas obras, mas foram elogiadas, e podem servir como alternativas para os livros acima com os quais você não tenha se dado muito bem. São, enfim, indicações para sua própria pesquisa.)
Estratégia moderna no Xadrez - Ludek Pachman
Zurich International Chess Tournament, 1953 – David Bronstein
Jogo de posição – Erich Eliskases
Pawn Power in Chess – Hans Kmoch
How Karpov wins – Edmar Mednis
Ajedrez espetacular – Haïk e Fornasari
Preparacion de finales Jon Speelman
Analisando el final – Jon Speelman
Secrets of Modern Strategy – John Watson
Chess Strategy in Action  - John Watson
Secretos del entrenamiento de Ajedrez – Dvoretsky
Understanding Chess Move by Move John NunnHow to Reassess your Chess Jeremy Silman

Biblioteca
Nesta página você encontra uma grande variedade de livros sobre Xadrez, são sugestões de leituras para iniciantes no jogo, ou mesmo para quem já está em nível avançado. Vários dos livros sugeridos abaixo, foram escritos por grandes nomes do Xadrez mundial. Confira.