CURIOSIDADES


Amigos do Xadrez

Por ser um jogo milenar e pelo fascínio que ele exerge nas pessoas, as suas histórias são cobertas de muitos mistérios. Buscamos através da net desvendar e ver o que é que o xadrez tem que nenhum esporte no mundo consegue superar.
É por isso que o sucesso do mesmo gira o universo.
    
    CURIOSIDADES DO XADREZ


·        O xadrez, a música e a matemática são os únicos setores da atividade humana em que se conhecem casos de crianças prodígios.

·        O campeão nacional absoluto mais jovem de todos os tempos e de toda as modalidades esportivas é um jogador de xadrez.  Trata-se do peruano Júlio Granda Zuninga, campeão nacional aos 6 anos de idade !!!.

·        Na década de 1980, na EX-URSS, por duas vezes um jogador de xadrez foi eleito atleta do ano, destacando-se entre praticantes de todas as outras modalidades.  Foram eles,  Anatoli Karpov (1981)  e Garry Kasparov (1985). 

·        O xadrez é o único esporte em que uma mulher conseguiu conquistar um campeonato numa competição mista contra homens.  Trata-se da campeã húngara Judit Polgar considerada, a melhor jogadora de todos os tempos.

·        O xadrez é a única modalidade esportiva,  que permite a uma pessoa enfrentar grande número de adversários ao mesmo tempo, em condições de aproximada igualdade.

·        O xadrez é disciplina obrigatória na Romênia e as notas de matemática, dependem em 33% do desempenho de xadrez.

·        Segundo o Presidente da FIDE ( Fédération Internationale des Échecs), existem atualmente cerca de 500 milhões de pessoas que jogam xadrez.

                         QUANTAS VEZES VOCÊ JOGOU ATÉ HOJE?

·        O mestre inglês Blackburne (1842-1924) jogou, em 40 anos, umas 50.000 partidas!!!.  O grande Anderssen e seu não menor discípulo Zukertort jogaram, entre si (em jogos amistosos) mais de 6.000 partidas!!!

·        Steinitz, antigo campeão mundial, não perdeu nenhum match durante 28 anos. Lasker realizou esta proeza durante 27 anos em que foi campeão mundial.

·        Em 60 anos de matches e torneios, Capablanca perdeu tão somente 36 partidas!!!

·        Alekhine foi o primeiro que conseguiu superar o título de campeão mundial de xadrez. Botvinnik é o único que realizou essa façanha duas vezes.




                                       É MUITA MEMÓRIA!!!


§        Em determinada ocasião, foi testada a memória de Pillsbury para coisas alheias ao xadrez. Deram-lhe a seguinte lista de palavra:   Antiphtpgistine, periosteum, takadiastase, plasmon, Ambrósia, Threlkeld, streptoccus, staphylococcus, plasmodium, Mississipi, Freiheit, Philadelphia, Cincinatti, athleties, no war, Etchenberg, American, Russian, Philosophy, Salamagundi, Oomisilleciitsi, Schlechters Nex, Manzinyama, theosophy. catechism; Madjescodmacops.
Pillsbury olhou a lista durante algum instante e logo repetiu todas as palavras na ordem dada.  A seguir enunciou-as de trás para frente.

§        Cálculos matemáticos estabelecem que o rei, partindo da sua casa inicial (e1), e seguindo o caminho mais curto, ou seja, em 7 lances, pode atingir a oitava casa (a8) de 393 modos diferentes.

§        Um final de partida com o rei e torre contra rei pode formar 216 posições diferentes de mate; um final de rei e dama contra rei: 364.

§        Numa partida, após os 5 primeiros lances (saída das brancas e resposta das pretas), podem produzir-se 400 posições diferentes. Após os 4 primeiros lances , este número se eleva a 318.979.564.000. Após os primeiros 10 lances o número de posições diferentes é de precisamente 169.518.829.100.544 quatrilhões (15 zeros) de maneiras de jogar.  Para os 40 lances seguintes de um jogo inteiro, o número em 25 x 10 elevado 115 potência.  O número inteiro de átomos em todo universo é apenas uma pequena fração desse resultado.

§        Calculando a população da Terra em 5 bilhões de habitantes (5.000.000.000), se todos se ocupassem – 24 horas por dia – em compor essas posições, na média de uma por minuto, levariam 64.000.000.000.000 de anos.

§        Dois reis podem ocupar no tabuleiro 3.612 posições diferentes. Dois reis e duas peças quaisquer podem formar, aproximadamente; 12.000.000 de posições diversas.  Dez peças: 34.254.125.120.000.000


§        O documento mais antigo, relativo ao xadrez, é possivelmente a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah ( perto de Gizé, no Egito). Ao que parece jogando xadrez, ou um jogo semelhante – É de uns 3.000 anos antes da era cristão.

§        A primeira secção de xadrez apareceu em 9 de julho de 1813, no Liverpool Mercury. A primeira revista de xadrez, Le Palamède, surgiu em Paris, em 1836. O primeiro match telegráfico realizou-se em 1844 entre Baltimore e Washington.

§        Em 1950, foi achado o manuscrito árabe e Sarajevo cópia- Ao que parece  de um texto do ano 897. Manuscrito pretende que Aristóteles teria aconselhado seu discípulo, Alexandre Magno, nos seguintes termos: “Vejo que viajas constantemente. Quando estiveres só, quando te sentires um estrangeiro no mundo, joga xadrez. Este jogo, erguem teu espírito e será teu conselheiro na Guerra”   

§        A partida mais longa, terminada em vitória, é a que Wolf ganhou de Duras (Calsbad, 1907). 168 lances. Durou, 22 horas e meia.

§        A partida empatada mais longa, registrada oficialmente é a que foi disputada em 1950, em Mar Del Plata, entre Pilnik e Czerniak. 191 lances em 23 horas (em 6 sessões)

§        Partida num  match foi entre Botvinnik x Tahl (1961). 121 lances. Terminou empatada.

§        Hindemburg Melão Junior disputando o Torneio Especial do Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro (TC/E9EM0-GR-002 – 1999), jogando com as peças negras contra José Izaias Câmara, anunciou mate em 36 lances!!!, após o 40ºlance das brancas.  E no dia 2 de Março de 1997, no Clube de Xadrez de São Paulo, realizou uma simultânea às cegas a 9 tabuleiros.  Durante a apresentação, na partida contra Isaias Paiva Mathias, tabuleiro nº4, também anunciou mata em 12 lances!!!.  Posteriormente, verificou-se que esses mates anunciados, são os mais longos, já registradas no Xadrez Epistolar e em uma simultânea às cegas, tratando-se, portanto, de recordes mundiais!!!

§        WGM- Anna Maria Botsari quebrou o recorde mundial de partidas simultâneas;  Jogou contra 1.102 jogadores!!! em 24hrs e deverá entrar para o GUINESS BOOK OF RECORDES. O evento aconteceu em kalavrita, como parte do Festival de Xadrez nos dias 27 e 28 de Fevereiro de 2001. O Recorde anterior era da chinesa Ye contra 1.004 jogadores!!!   



Filatelia

O xadrez tem recebido centenas de homenagens dos Correios que muitos países dos cinco continentes, que lançam selos com imagens dos grandes campeões mundiais. Um dos motivos para tantas atenções foi a prática de xadrez por correspondência entre jogadores de todos os cantos do planeta. Entretanto, o xadrez por cartas tende a desaparecer, substituído pela comodidade (e preço) da mensagem eletrônica (e-mail). O ex-campeão mundial Anatoli Kárpov é fanático por coleção de selos, e conta-se que já gastou 60 mil dólares para comprar um selo raríssimo.

Apreciando a partida


Há um ditado judaico-russo que pôde ser adaptado para o xadrez: o amador estuda a partida do mestre e a aprecia três vezes. Primeiro, quando vê a partida. Segundo, quando lê os comentários. Terceira, quando entende o que aconteceu. (O leitor tem três chances para sorrir...)

Short e os malucos


Numa entrevista, o GM inglês Nigel Short comparou os tipos de stress que atingem as diferentes modalidades esportivas. No futebol, o jogador se contunde e é tratado por um médico ortopedista e um fisioterapeuta. E no xadrez? O equivalente da contusão é o stress, e, em casos mais graves, os distúrbios mentais. Nestes casos, os profissionais indicados são o psicólogo e o médico psiquiatra. Entretanto, poucos jogadores são capazes de admitir a necessidade de recorrer a esse tipo de profissionais. Existe preconceito ("Psiquiatra é coisa de maluco ou de madame"). Sensato, Short descarta a idéia de que o xadrez produza loucos. É o contrário: o xadrez tem alguma coisa que parece exercer uma grande atração sobre os malucos.

Pontapés


T. Petrosian e V. Korchnnoi eram rivais há muito tempo na URSS. Quando Korchnnoi abandonou a URSS e se radicou na Suíça, a rivalidade parece ter aumentado. Afinal, agora nenhum dois precisava manter as aparências do "homem novo soviético". O vale-tudo da Guerra Fria permitia quase tudo. Então, as partidas entre os dois desenvolviam-se em dois planos. Em cima do tabuleiro, sangrentos combates produzidos pelo entrechoque das peças de madeira. Em baixo do tabuleiro, iradas batalhas de chutes, bicos e pontapés. Dor nas canelas dos mestres e dor na cabeça dos juízes. Como resolver? Os carpinteiros (que também fazem as peças...) construíram uma poderosa divisória de madeira para se colocada embaixo da mesa que isolaram os bicos de sapato dos dois futebolistas, digo, enxadristas.

Frio dos russos

Petrópolis, cidade fundada por colonos alemães na serra fluminense (Estado do Rio de Janeiro), está a quase 1.000 metros de altitude em relação ao nível do mar. Nas noites de inverno, não são incomuns as temperaturas próximas de zero grau Celsius. Por causa disso, o imperador D. Pedro II costumava passar por lá os meses de verão. Frio para os brasileiros, mas certamente ameno para os europeus, e ameníssimo para os russos, correto, amigo leitor? Pois é, no interzonal de Petrópolis, em 1973, algumas manhãs tinham temperaturas agradáveis, próximas a 10 ou 15 graus. Quem estava na porta do local do torneio (Clube Petropolitano) pôde constatar, surpreso: os jogadores mais agasalhados, com casacos de peles, gorros e cachecol... eram os soviéticos! Não deixava de ser engraçado ver aqueles homens, acostumados com o frio de Moscou e Leningrado, tremerem com o friozinho da serra a uma hora de carro das praias do ensolarado Rio de Janeiro.

Frio & calor

Nunca conheceremos as sociedades e suas transformações se nos prendermos a determinismos geográficos. Mas ainda há quem ache que os russos jogam bem xadrez porque o país tem um inverno muito rigoroso. Essa tese não se sustenta quando lembramos que o Canadá e a Noruega são frios pra caramba e nem por isso se tornaram grandes potências mundiais do xadrez. Cuba é um país tropical e tem melhores jogadores do que a gélida Finlândia. Capablanca foi um gênio tropical que derrotou inúmeros mestres de países onde cai neve. É evidente que o xadrez na Rússia (na URSS, para sermos precisos) conheceu um extraordinário avanço graças ao apoio do Estado soviético aos programas de educação em massa de juventude.

Livro bom

Bogoljubow era conhecido pela auto suficiência. Depois de ter escrito um livro muito bom de xadrez, andou perdendo algumas partidas de torneio. Sua conclusão não poderia ser outra: "Agora que todos leram meu excelente livro, fica fácil jogar de modo tão maravilhoso como eu."

Camisa velha


Contam alguns observadores mais atentos (e nós estivemos lá) que durante o interzonal do Rio de Janeiro em 1979, o soviético Tigran Petrosian jogou todas as rodadas exatamente com a mesma camisa. Superstição, falta de cuidado ou confiança na qualidade da lavanderia do Copacabana Palace? Sua esposa, Rona, era conhecida pelo cuidado com que protegia o marido. Bem, talvez Petrosian tivesse vários exemplares do mesmo modelo de camisa. Se a roupa ajudou eu não sei, mas o fato é que no final do interzonal, Petrosian estava entre os três classificados para o torneio de candidatos.

Nomes italianos
Nos séculos XVI e XVII e Itália viveu um esplêndido período cultural. Nomes como os de Leonardo da Vinci, Galileu, Michelangelo, Maquiavel e Monteverdi são glórias italianas e da humanidade. Esse florescimento intelectual certamente explica a importância dos jogadores italianos de xadrez naquele período. Alguns dos mestres da época publicaram os primeiros tratados teóricos do xadrez, entre eles o famoso livro de Grecco. Ainda hoje, alguns termos do xadrez italianos são empregados por jogadores de todo o mundo e em todos os idiomas. Por exemplo, fianchetto (pequeno flanco), gambito (perninha), ataque Fegatello ("pequeno fígado", certamente o frágil ponto f7 das pretas), abertura Giuoco Piano ("jogo suave").

Ronda do animal

Enquanto o adversário refletia a respeito do próximo lance, Alekhine gostava de levantar a cadeira e andar em círculos ao redor da mesa. Parecia um tigre faminto, rondando a vítima a ser devorada. É evidente que muitos jogadores ficavam perturbados com essa pressão psicológica. O inimigo que nos observa pelo cangote, depois funga e caminha apressado em volta do tabuleiro... que coisa desagradável! O soviético Mikhail Tal também tinha o mesmo hábito. Embora nas relações pessoais Tal fosse infinitamente mais afável do que Alekhine, sobre o tabuleiro era igualmente selvagem, um canibal terrível.

Ar viciado

Mikhail Botvinnik era capaz das maiores proezas durante a preparação para um torneio. Como todo não-fumante, ele detestava a fumaça do cigarro. O que fez então? Jogou várias partidas de treinamento nas quais seu preparador, o GM Ragosin, propositalmente fumava e dava baforadas bem no rosto de Botvinnik! Isso sim é que é maneira de enfrentar pressão psicológica.

Mídia

Um grande mestre soviético ia participar de um programa na tevê de Moscou e estava um tanto nervoso. Pediu que a Mikhail Tal que fizesse uma sugestão: "O que devo falar amanhã, Misha?". Tal, sempre muito bem humorado, respondeu: "Diga para que ouçam o rádio. Estarei dando uma entrevista no mesmo horário!"

Rubinstein e Lasker


Um dos crenças mais correntes no xadrez é a de que Em. Lasker nunca teria aceito a proposta de Rubinstein para um match pelo título mundial. Na verdade, Lasker havia anunciado que enfrentaria qualquer mestre que reunisse o dinheiro suficiente para a bolsa. Quando Rubinstein arrumou um patrocinador, Lasker aceitou o desafio. Mas o fracasso no torneio de São Petersburgo 1914 (ficou abaixo dos cinco primeiros) e as desgraças provocadas pela primeira guerra mundial arruinaram as chances do GM polonês. Verdade seja dita: em todos os torneios em que os dois participaram, Lasker sempre ficou na frente de Rubinstein. No confronto individual, o escore foi vantajoso para Lasker também. Emanuel Lasker foi um jogador extraordinário, e poucas pessoas hoje têm idéia do quanto era superior a seus contemporâneos.

Instrução


Ninguém se torna grande mestre apenas com o talento natural. São necessários anos de estudos de teoria de xadrez, várias horas por dia, dia após dia, anos após ano, ininterruptamente. Todo GM é também um erudito de xadrez. Mas será necessário ter educação superior para se tornar um bom jogador? Alguns dos maiores mestres não apenas terminaram a faculdade como atingiram o mais alto grau de estudo, o título de doutor (PhD). Foi o caso de Emanuel Lasker (matemática e filosofia), Euwe (matemática), Botvinnik (engenharia elétrica). Mas também houve fortíssimos jogadores que chegaram ao topo do mundo enxadrístico sem terem completado seus estudos secundaristas: Bobby Fischer, Leonid Stein e Tigran Petrosian.

Vitória no empate


Na última partida do match pelo campeonato mundial de 1935, o holandês Max Euwe precisava de apenas um empate para conquistar o título do russo Alexander Alekhine. No momento em que estava colocando as peças na posição inicial, Euwe esbarrou e derrubou o próprio rei. Então, dirigiu-se em voz a baixa ao adversário: "Doutor, aceito o empate a qualquer instante da partida." É óbvio que Alekhine não poderia concordar com o empate. Todavia, o desenvolvimento do jogo foi amplamente favorável a Euwe, que conseguiu dois peões a mais em posição totalmente ganha. Nada mais restou a Alekhine do que aceitar o empate e cumprimentar o vencedor do match.

Genro arriscado

Dois mestres de xadrez conversavam: "Você sabe, no clube há muitas pessoas que jogam xadrez a dinheiro, e apostam alto. Meu genro, infelizmente não joga xadrez." O outro perguntou: "Infelizmente? Ainda bem que ele não joga xadrez! Então, qual é o problema?". O amigo aflito esclareceu: "Pois é, esse é o problema: ele não joga xadrez..."

Ele "enxerga"!?


O GM alemão Sämisch dava uma exibição de simultâneas às cegas (sem ver o tabuleiro, jogando só com a memória). Na platéia, uma linda moça observava tudo com atenção. E Sämisch, claro, não tirava os olhos de cima da dama. No final da simultânea, a jovem não se conteve e protestou: "Isso é uma fraude. Ele não é cego conversa nenhuma. Enxerga tudo perfeitamente!"

 Valeu Haroldo!

  
O campeonato brasileiro de 1984 desenrolou-se em Cabo Frio RJ, no hotel Malibu, que fica em frente à praia do Forte. O torneio foi jogado em sistema suíço, aberto para todos que tivessem rating CBX superior a 2000. Mas houve uma grande exceção: o niteroiense Haroldo Cunha dos Santos Jr só tinha rating 1959 e foi autorizado a participar. Haroldo justificou plenamente a inserção: entre os 67 jogadores, chegou em 14o /18o lugar, ao lado de figuras notáveis como o MI Francisco Trois e Rubens Filguth. (* Hoje, o amigo Haroldo está radicado em Santa Catarina. Foi 5o lugar no campeonato brasileiro de 2001).


Imbecilidade

Aaron Nimzowitsch não era exatamente um poço de simpatia. Certa vez, ao ser derrotado por um mestre a quem considerava muito inferior (Becker), não se conteve e declarou aos berros, para que todos ouvissem: "Meu Deus, como se explica que eu tenha perdido para esse imbecil?"

Jornalismo

Tartakower foi um forte grande mestre nos anos 1920s/1930s e também um reputado crítico literário e jornalista. Bom escritor e bom jogador, dizia-se que ele era "o melhor jogador de xadrez dos jornalistas, o melhor jornalista de todos os jogadores de xadrez".

Guerra e Xadrez

Corria Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e o general alemão ordenou que chamassem o garoto prodígio (Wunderkind) polonês para jogar com ele. Samuel Reshewsky era judeu, mas durante a Primeira Guerra não existia ainda o nazismo. Muitos judeus lutaram nos exércitos alemão e austríaco. Por isso, o general não deve ter visto muito problema em enfrentar o pequeno mestre judeu polonês. Logo iria se arrepender, porque o menino Reshewsky deu uma tremenda surra sobre o tabuleiro quadriculado. Depois de derrotar o comandante, o menino ainda demonstrou sua independência de pensamento: "O senhor pode entender de guerra, mas quem entende de xadrez sou eu."

Proposta

No campeonato brasileiro de 1965, Henrique Mecking jogava com o experiente ex-campeão Olício Gadia. A partida foi suspensa na última rodada. Gadia estava em posição muito inferior, mas sabia que Mecking precisava apenas do empate para ser campeão. Imaginou que o rapaz não iria perder tempo nem correr riscos desncessários. Por isso, fez a sugestão oportunista: "Proponho o empate." Ao que Mecking replicou: "E eu proponho o abandono!". Mequinho tinha apenas 13 anos de idade. Ao derrotar Gadia, venceu o campeonato brasileiro com 2,5 pontos na frente do vice campeão (o lendário João de Souza Mendes).

Idioma materno

Efim Bogoljubow era russo de nascimento. Nos anos 1920s estava seguramente entre os cinco melhores do mundo, como atesta sua esplêndida vitória em Moscou 1925, sobre Lasker, Capablanca, Spielmann e Rubinstein. Casado com uma alemã, Bogoljubow saiu da URSS e foi viver na Alemanha. Anos mais tarde, Botvinnik enfrentou Bogoljubow numa partida de torneio. Num certo momento, Botvinnik comentou algo com seu ex-compatriota. Distraído, Bogoljubow respondeu em alemão ("Was?"), o que mostra que já não mais raciocinava em russo.

Colaboracionistas

Quando o nazi-fascismo estendeu suas patas e garras sobre a Europa, inúmeros mestres aceitaram (ou tiveram que aceitar) participar de torneios patrocinados pelos senhores nacional-socialistas: Euwe, Keres, Bogoljubow e Alekhine, por exemplo. Quem foi decente e pôde, tratou de fugir, como por exemplo o alemão Eliskases (que não era judeu). Mais tarde, a maioria desses mestres tentou se justificar alegando que jogavam para garantir a sobreviviência. Alekhine, porém, foi uma exceção. Suas atitudes de simpatia para com os nazistas receberam condenação dos Aliados depois que a guerra terminou. Como jogador, formidável; como ser animal político, execrável.

 

Cavaleiro andante


O mestre do xadrez é um viajante. Desloca-se de um país para outro em busca de torneios internacionais e prêmios. As mudanças de endereço são inevitáveis. Foi o caso de Steinitz, que nasceu em Praga, hoje capital da República Tcheca. De família judaica, seu idioma natal era o alemão. Morou e estudou em Viena, Áustria. Fixou-se na Inglaterra e, finalmente, nos EUA. Emanuel Lasker também foi globetrotter. Nasceu e viveu na Alemanha. Morou na Inglaterra, nos EUA, de novo na Alemanha, fugiu do nazismo e foi para União Soviética, e faleceu nos EUA. Tartakower nasceu e estudou na Rússia, fez a faculdade na Suíça e o doutorado na Áustria, representou a equipe olímpica da Polônia e se tornou cidadão da França. Por causa do nazismo e da II Guerra, muita gente boa se naturalizou argentina: Eliskases (Alemanha) e Najdorf (Polônia), por exemplo. Os jogadores atuais são um pouco mais sossegados. Mas também há os que mudam de país: Hort (da Tchecoeslováquia para a Alemanha), Anand (da Índia para a Espanha). A lista de jogadores soviéticos que saíram da URSS antes ou depois do fim da nação é enorme: Kamsky (EUA), Dorfman (França), Jussupow (Alemanha), Alburt (EUA), Gulko (EUA e depois Israel), Shirov (Espanha), Korchnnoi (Suíça), Krasenkow (Polônia).

Sem pressa

Emanuel Lasker visitou o torneio de Karlsbad, que teve um trio de vencedores: Maroczy, Alekhine e Bogoljubow. Nos intervalos, Alekhine e Lasker resolver jogar um pouquinho de xadrez relâmpago, só um pouquinho. O "só um pouquinho" deles durou doze (12) horas seguidas.

América

Quem terá sido o maior jogador do continente americano? Temos que decidir entre Capablanca e Fischer. Sem considerar os dois gigantes, quem terá sido o maior jogador dos EUA? Morphy, Pillsbury ou Reshewsky? Os latinoamericanos tiveram grandes jogadores como o mexicano Carlos Torre, os argentinos Panno e Najdorf (polonês naturalizado). Porém, para nós brasileiros, o melhor latinoamericano foi com Henrique C. Mecking. Algum jovem leitor se candidata a ocupar a vaga?

Casados x solteiros

Casar é bom para o xadrez? Boa pergunta, talvez tão difícil de responder quanto ter opiniões definitivas sobre todas as linhas da defesa siciliana. Houve grandes jogadores que se casaram, e outros que nunca se casaram (Morphy, C. Torre, Schlechter, Mecking e Fischer). Mas parece que a maioria se casa realmente: Lasker, Rubinstein, Tarrasch, Capablanca, Botvinnik, Bronstein, Petrosian, Spassky, Karpov, Kasparov, Keres, todos se casaram. Os solteirões são minoria mesmo. Mas nem todos ficam casados com a mesma esposa o resto da vida. Tarrasch, Euwe e Botvinnik foram unigâmicos, mas Bronstein, Capablanca, Alekhine, Spassky, Tal e Karpov, por exemplo, se casaram mais de uma vez.

 

Retirada


Xadrez é fascinante, mas desgasta muito e nem sempre livra alguém da miséria. Muito jogador talentoso já abandonou o xadrez. Falta de dinheiro, cansaço ou problema de saúde (física ou mental) foram os principais motivos. No século XIX, o americano Paulo Morphy foi o primeiro caso notável de desistência. Largou o xadrez no apogeu da carreira. O próprio Lasker abandonou o xadrez em 1924 e só voltou a jogar em1934. Fine era candidato ao título mundial mas se retirou em definitivo das competições para se dedicar à profissão de psicanalista. Rubinstein e C. Torre (GM mexicano) tiveram problemas psiquiátricos. O nosso Mecking abandonou o xadrez com apenas 26 anos, pouco depois de ter se colocado em terceiro no ranking mundial. O GM norte-americano Tarjan esqueceu tudo para se tornar bibliotecário, uma profissão com rendas modestas porém garantidas. O talentosíssimo peruano Granda também abandonou o xadrez e voltou para sua terra, para trabalhar como camponês. O jovem russo naturalizado norte-americano Gata Kamsky estava entre os top ten quando deixou os tabuleiros para fazer a faculdade de Medicina. O grande Fischer, talvez o maior dos campeões, largou o xadrez depois de ter conquistado o título mundial. Tinha apenas 28 anos de idade! Ensaiou um retorno vinte anos depois (1992), mas ficou por aí.

Duas palavras

Houve uma época em que os dois maiores jogadores de xadrez da Alemanha, S. Tarrasch e Em. Lasker, quase não se falavam. Poucos minutos antes da primeira partida do match pelo campeonato mundial, Tarrasch aproximou-se de Lasker e declarou: "Para Herr Doktor Lasker só tenho duas palavras: xeque e mate." Desgraçadamente, Tarrasch teve poucas oportunidades para utilizar essas palavras pois Lasker venceu o match com folga.

Peão avantajado

O GM Bernstein não via Bogoljubow há muitos anos. Quando finalmente o reencontrou, em Amsterdã, percebeu que Bogoljubow tinha engordado bastante. Bernstein não se conteve e exclamou: "Puxa, como você ficou gordo. Está parecendo um verdadeiro peão dobrado!"

Exagero

O GM Mikhail Tal viveu às voltas com graves problemas de saúde. Para piorar, não poupava quantidades de cigarro e de álcool. Em 1969 submeteu-se a uma arriscada cirurgia. Logo começaram a correr os boatos de que havia falecido no hospital. Mas Tal continuava vivo e esperto como sempre. Para esclarecer os amigos, anunciou: "As notícias sobre minha morte são um pouco exageradas."

Sacrifício

Perguntaram a Botvinnik sobre o que fazer quando um forte grande mestre sacrifica uma peça: tomar ou não tomar? Sua resposta: "Se for Tal quem estiver sacrificado, tome a peça. Se for eu, calcule todas as variantes. Se for Petrosian, recuse." A peça humorística resume o estilo dos três gênios e ex-campeões mundiais: Tal, brilhante jogador de ataque, fazia sacrifícios espetaculares baseados apenas na intuição. Muitos desses sacrifícios eram incorretos mas seus adversários, confundidos pelas complicações, raras vezes encontravam a saída correta. Botvínnik fazia sacrifícios baseados em dados racionais, porém, como ele modestamente admite, era capaz de se equivocar. Petrosian, célebre pela solidez e pelo instinto para reconhecer o perigo, só faria um sacrifício se tivesse absoluta certeza da correção.

Lasker e os jogos

Emanuel Lasker apreciava todos os jogos que envolviam algum tipo de raciocínio. Foi um dos maiores especialistas ocidentais em Go, o estratégico jogo japonês. Também era bom jogador de dominó e de gamão. Certa vez inventou um jogo de salão que se tornou muito popular nos lares alemães e austríacos nos anos 1920s. Lasker foi ótimo jogador de bridge (o "xadrez das cartas"), tendo feito parte da equipe olímpica alemã. Além de tudo, claro, foi campeão mundial de xadrez por 27 anos consecutivos, um recorde ainda não igualado.

Loucura

Os psicólogos e os médicos psiquiatras já comprovaram que o xadrez não é capaz de ninguém à loucura. Entretanto, pessoas que já tendem a desenvolver problemas mentais podem ter seu quadro agravado por causa do excesso das atividades enxadrísticas. Mas explicando não só xadrez mas qualquer outra atividade que apure muito a mente do indivíduo. A tensão dos torneios, das disputas e rivalidades é muito estressante. Nem todos reagem da mesmo maneira. O resultado é que muitos jogadores de altíssimo nível tiveram que abandonar o xadrez por problemas psiquiátricos: o norte-americano Paul Morphy, o austríaco Wilhelm Steinitz, o polonês Akiba Rubinstein, o mexicano Carlos Torre, todos grandes mestres.

Leningrado

Na Rússia, em novembro de 1917, operários e camponeses dirigidos pelo partido bolchevique derrubaram o governo provisório e iniciaram a construção do primeiro Estado socialista da história. A grande liderança da revolução proletária foi Vladímir I. Lênin, que era um excelente amador (segundo alguns analistas, teria hoje um rating FIDE próximo de 2300). Depois da morte de Lênin, a antiga capital do império russo foi rebatizada com o nome de Leningrado. Hoje, a União Soviética não existe mais. O socialismo foi destroçado. A própria cidade de Leningrado voltou a ser chamada pelo nome antigo, São Petersburgo. Apesar dessas mudanças, o xadrez conservou os nomes antigos. Assim, ainda damos o nome de "Leningrado" para inúmeras linhas de abertura, como na Defesa Nimzoíndia e da Defesa Holandesa, por exemplo.

Incompatibilidade

Como se sabe, um bispo que corre nas casas brancas jamais poderá capturar ou ser capturado por um bispo adversário que corre nas casas pretas. Nunca se encostarão. São os bispos de cores opostas. Quando Boris Spassky se divorciou da primeira mulher, explicou os acontecimentos com uma comparação: "Eu e minha ex-esposa éramos como bispos de cores opostas."

Ianques

Os Estados Unidos da América (EUA) têm sido um país de extraordinários jogadores de xadrez. O primeiro deles foi Paul Morphy, que em 1857-58 derrotou com facilidade os maiores jogadores europeus. Poderia ter sido considerado o campeão mundial, mas na época não existia esse título. No final do século XIX, destacou-se Nelson Pillsbury, que estava incluído no grupo dos cinco melhores do planeta (depois de Lasker, próximo de Steinitz, Tarrasch, Tchigorin e Maróczy). Depois, foi a vez de F. Marshall, perigosíssimo jogador de ataque, um dos raros mestres que conseguiram vencer Capablanca mais de uma vez. Nos anos 1930s, os EUA eram provavelmente o país mais destacado do xadrez mundial. A equipe norte-americana venceu inúmeras olimpíadas de xadrez. Seus principais jogadores, Reshewsky e R. Fine, eram considerados seriíssimos candidatos ao título mundial e ganharam vários torneios na frente dos mais fortes GMs europeus. Nos anos 1960s, surgiu a estrela brilhante e genial de Robert Fischer, campeão mundial de 1972-1975. Infelizmente, Fischer se retirou precocemente do xadrez. Porém outros jogadores representaram os EUA e alcançaram elevados postos no xadrez mundial: R. Byrne, Christiansen, Seirawan e, recentemente, o russo naturalizado norte-americano Gata Kamsky.

Siga o Mestre

Por duas décadas, o norte-americano Samuel Reshewsky esteve na lista dos dez melhores do mundo. Com certeza, era o mais forte jogador do planeta fora da URSS. Em partidas individuais, venceu quase todos os campeões mundiais, incluindo Capablanca, Alekhine, Botvinnik, Smyslov e Fischer. Quando um amador perguntava ao grande Reshewsky qual a melhor maneira de progredir, ele sempre respondia: "Estude minhas partidas." E quem se atreveria e dizer que não era um excelente conselho? 60. Soviéticos e russos. A União Soviética (URSS) era um país que agrupava dezenas de povos diferentes, sendo que os russos formavam o contingente mais numeroso. Constitui um grave erro chamar os soviéticos de "russos". O próprio J. Stálin, que governou com mão de ferro a URSS, não era russo, era georgiano. Seu sucessor, Nikita Krutchev, tinha nascido numa aldeia ucraniana. Inúmeros jogadores de xadrez soviéticos também não eram russos. Por exemplo, Keres era estoniano, Petrosian era armênio, Geller, Beliavsky e Ivanchuk nasceram na Ucrânia, Tal era da Letônia, Polugaevsky nasceu na Bielorússia (que é outra república, separada da Rússia), Gelfand também é natural da Bielorússia soviética, Vaganian é armênio, Azmaiparashvili veio da Geórgia, e V. Gravikov nasceu na Lituânia. O próprio Kaspárov nasceu na Adjerbaijão. A rigor, os únicos campeões nascidos na Rússia foram Botvinnik, Spassky, Smyslov, Karpov e Kramnik. Mas se quisermos enriquecer mais ainda nosso caldeirão de povos e culturas, seria bom acrescentar que os russos Botvinnik, Spassky e Smyslov também descendiam de judeus.

Damiano atual

O português Damiano publicou em latim seu Tratado de Xadrez em 1512, logo traduzido para outros idiomas. Durante dois séculos, a obra foi reimpressa várias vezes na Itália, na França e na Inglaterra. Alguns de seus conselhos são completamente atuais: "Não faça nenhum movimento que não tenha um objetivo claro e definido", "Não jogue com pressa", "Quando você tiver encontrado um bom movimento, procure para ver se não encontra um que seja melhor ainda." Alguns manuais chamam a seqüência 1.e4 e5 2.Cf3 f6 de "defesa damiano", o que é uma grande injustiça porque no livro do mestre português está dito explicitamente que a melhor resposta para as pretas é 1...Cc6.

Petrosian e a Armênia

O soviético T. Petrosian nasceu e viveu na Armênia, uma das repúblicas que compunham a antiga URSS. Quando esteve em Buenos Aires em 1971, foi recebido com carinho pela comunidade armênia argentina. Alguns duvidaram que ele, cidadão da URSS, que falava perfeitamente o idioma russo (aprendido em todas as escolas do país, como primeira ou segunda língua), pudesse falar em armênio. Mas quando Petrosian discursou com um armênio perfeito, sem sotaques, foi aplaudido com entusiasmo por seus fãs e compatriotas.


Carecas ou cabeludos

Quem joga melhor xadrez, os carecas ou os cabeludos? Naturalmente, a quantidade de material acima do couro cabeludo não tem ligação alguma com a quantidade de massa cinzenta abaixo do couro cabeludo. Vejamos: Anderssen, Tartakower, Spielmann, Mikhail Tal e Bronstein eram todos carecas. Curiosamente, mestres do agudo jogo combinativo. Lasker, Capablanca, Botvinnik, Petrosian, e Karpov todos bem coroados por cabelos. Os cabeludos tenderiam a dar mais atenção ao jogo posicional? Timman continua cabeludo. Kasparov não é calvo, Kramnik até pouco tempo atrás tinha cabelos compridíssimos. Fischer usava cabelos curtos com topetinho, bem estilo rapaz americano anos 60. Mas os anos passaram e ele perdeu bastante cabelo. Aliás, parece que o fenômeno se repetiu com o nosso GM Mecking. De qualquer modo, as irmãs Polgar são lindas e, claro, jamais ficarão carecas

Jogo de damas

Poucas perguntas podem ser tão irritantes quanto "Você joga xadrez? Então deve jogar damas também." Nada contra o jogo de damas, mas é óbvio que existe uma grande diferença entre os dois esportes, ambos de raciocínio. O xadrez é evidentemente mais complexo. Entretanto, houve alguns fortes jogadores de xadrez que também jogavam damas. Pillsbury, o GM norte-americano foi, abaixo de Lasker, um dos cinco melhores do mundo no final do século XIX (ao lado de Steinitz, Tarrasch, Tchigorin e Maróczy). Esse mesmo Pillsbury destacou-se como um dos dez melhores jogadores de damas dos EUA. O alemão Anderssen, talvez o melhor do mundo por volta de 1865, também foi campeão de damas em seu país. O fortíssimo jogador soviético Nezhmetdinov foi campeão russo de xadrez e de damas!

Finais impossíveis

O uso de poderosos computadores na análise de finais com pouquíssimas peças (os dois reis + duas ou três peças/peões), desvendou alguns mistérios e revelou interessantes surpresas. Por exemplo, nas posições normais, rei + dois bispos conseguem dar mate em rei + cavalo (na posição mais complicada, o mate forçado demora 66 lances). Rei + Dama vencem contra Rei + 2 bispos, mas Rei + Dama não conseguem vencer 2 cavalos. Rei + Dama vencem 2 bispos, mas nas posições mais difíceis, são necessários 71 lances para dar mate. O conhecimento desse fato levou ao questionamento da regra do empate depois de 50 lances sem movimento de peão nem captura de peça. Incrível mesmo é o final de Rei + Torre + Bispo contra Rei + 2 cavalos. Note bem, Dama contra dois cavalos dá empate, mas Torre + Bispo (que valem menos do que uma dama) vencem o final contra 2 cavalos! Final dificílimo. Em algumas posições, o mate inevitável acontece depois de 222 lances. Repetimos: R+T+B x R+ C+C pode terminar com mate forçado em 222 lances!

Máquinas de guerra

Enxadristas que criaram equipamentos bélicos. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o patriota Emanuel Lasker apresentou projetos de máquinas militares para o Exército alemão. Durante a Segunda Guerra (1939-1945), Alexander Kotov inventou um tipo de morteiro muito útil para o exército soviético na sua luta contra o invasor nazista. Os mesmos nazistas que haviam confiscado os bens de Lasker e o forçaram ao exílio, acusado de "corromper a Alemanha" por ser judeu.

Magiares

A Hungria é um país de extraordinários enxadristas. Na passagem do século XIX para o XX destacou-se G. Maróczy, que no auge da carreira estava no mesmo nível de Rubinstein, Tarrasch e Schlechter. No final do século XIX, R. Charousek era uma enorme promessa e venceu grandes torneios, mas faleceu com apenas 27 anos, de tuberculose. Nos anos 1920s, Breyer, que também morreu antes de chegar à velhice, fez parte do grupo "hipermodernista" que inovou a estratégia do xadrez. Nos anos 1950s/1960s, destacou-se L. Szabo, candidato ao título mundial e um dos raros jogadores capaz de fazer partidas equilibradas com os GMs soviéticos. Nos anos 1960s/70/80s, Lajos Portisch tornou-se um dos cinco melhores do mundo, inúmeras vezes candidato ao título mundial. Recentemente, destacou-se a genial Judite Polgar, a primeira mulher a figurar na lista dos dez maiores jogadores do planeta. Outro nome húngaro do xadrez atual é Peter Leko, que no ínício do século XXI posiciona-se entre os dez melhores do mundo.

Hein?!

Samuel Reshewsky tinha 74 anos quando chegou em 2o lugar no Open de Lugano 1985, apenas ½ ponto atrás do soviético Tukmakov. Neste torneio, jogaram GMs do nível de J.Nunn, A. Sokolov, Z. Ribli, G. Sosonko, G. Sax, K. Spragett, estrelas dos anos 1980s. Na última rodada, Reshewsky enfrentou o fortíssimo GM inglês N. Short, que naquele mesmo ano tornar-se-ia o primeiro inglês a se classificar para o Torneio de Candidatos, o grupo selecionadíssimo que disputava o direito de desafiar o campeão mundial. Nos melhores anos, Reshewsky havia tomado parte de alguns torneios de candidatos. Os bons tempos tinham passado, mas ele ainda era capaz de reviver algumas da antigas glórias, como fez neste torneio de 1985. Por causa da idade, Reshewsky já não escutava direito. Então, no momento em enfrentava o jovem astro britânico, aconteceu o seguinte diálogo, testemunhado pelo GM J. Nunn: RESHEWSKY: "Você está jogando pela vitória?" SHORT: "Isso é uma proposta de empate?" RESHEWSKY: "Não consigo ouvir o que você diz" SHORT (mais alto): "Você está propondo o empate?" RESHEWSKY: "Isso é uma oferta de empate?" SHORT: "Não!" Reshewsky não ouvia direito, mas continuava enxergando muito bem e conseguiu empatar com Short, que assim perdeu o primeiro lugar no torneio.


O mestre pode

Um forte amador pediu ao GM mexicano Carlos Torre que analisasse uma de suas partidas. Torre não queria perder tempo com partidas de capivara, mas o jogador tanto insistiu que Torre concordou, embora sob uma condição: pararia a análise assim que constatasse um erro gravíssimo. Ficou combinado. O sujeito começou a mostrar a partida: 1.e4 e6 2.d4 d5 3.Cc3 Cf6 4.e5 ...Cg8. "Pode parar - disse Torre - esse lance preto é horroroso." O homem replicou: "Não é bem assim, maestro, a idéia do recuo do cavalo é sutil. Nimzowitsch, por exemplo, já experimentou esse lance e venceu!" Ao que Torre respondeu: "Nimzowitsch é um gênio, ele pode jogar isso. Mas você não, você tem que respeitar as regras de desenvolvimento das peças." Ah se todos nós lembrássemos dessa história!

Nomes curtos

O jovem Leonid Stein tinha acabado de perder para o veterano GM Salo Flohr. Para consolá-lo, Flohr contou uma piada: "Não fique triste. Olha, em breve os nomes curtos vão ser melhores do que os nomes longos. Veja por exemplo Liliental, um grande jogador no passado. Agora, quem se destaca é Tal. Com você vai ser assim também. Em breve, Bronstein vai ter que ceder o lugar para Stein!". Poucos anos depois, a "profecia" foi cumprida: Stein venceria três campeonatos soviéticos!

Com tabuleiro

Richard Réti e Alexander Alekhine encontraram-se no trem e começaram a analisar uma posição às cegas (sem o tabuleiro nem as peças, só de memória). Depois de alguns minutos, Alekhine virou-se para Réti e disse: "Olha, todos sabem que nós dois somos os melhores jogadores às cegas do mundo. Por que então não utilizamos um tabuleiro de verdade?".

Assassino de si mesmo

O GM húngaro Geza Maróczy era conhecido pela elegância e polidez com que tratava a todos. O GM letão Aaron Nimzowitsch era famoso exatamente pelo contrário, pelo mau humor e falta de tato com que tratava a quase todos. Certa vez, Nimzowitsch foi tão ofensivo que Maróczy reagiu convocando-o para um duelo no dia seguinte. O irado Nimzowitsch não compareceu ao encontro. Justificou-se assim: "Não vou contribuir para meu próprio assassinato."

Grande fígado

O GM inglês Blackburne foi um dos mais fortes jogadores do mundo nas últimas décadas do século XIX. Na lista de suas vítimas, incluem-se Steinitz, Tchigorin, Em. Lasker, Tarrasch, Pillsbury e Alekhine. Suas partidas eram especialmente inspiradas pelas bebidas alcoólicas. Conta-se que ele era capaz de esvaziar duas garrafas inteira de uísque numa sessão de partidas simultâneas. Morreu aos 83, idade bastante avançada para quem viveu, e bebeu, na sua época. Um grande cérebro e, pelo visto, um grande fígado.

Yoga

Aaron Nimzowitsch descobriu que a prática de Yoga, a milenar prática física e mental indiana, poderia melhorar seu desempenho nos torneios de xadrez. Experimentava os movimentos do yoga nos próprios torneios. Enquanto o adversário meditava em busca do lance, Nimzowitsch ia para o chão e colocava-se de cabeça para baixo. Acreditava que desta maneira o sangue desceria para o cérebro e ajudaria a pensar melhor. Algumas vezes esse troço funcionou muito bem. Mas desconfio que se você não for Nimzowitsch, não fluirá tanto sangue assim para sua cabeça.

Melhor para ele

Partida amistosa de uma amador contra um forte jogador. Ao amador dirigiu-se a Emanuel Lasker, que observava o jogo, e perguntou: "Qual o melhor lance nessa posição?". Lasker respondeu: "Jogue g2-g4." O pobre incauto seguiu o conselho e, inesperadamente, seu adversário respondeu com a dama, que deu o mate. Estarrecido, o indivíduo virou para Lasker e perguntou, meio sem acreditar, meio furioso: "Mas o senhor não disse que essa era o melhor lance?". "Sim ? respondeu Lasker ? o melhor para seu adversário." No fundo, essa era a maneira de jogar xadrez de Lasker: ele encaminhava a partida para posições em que seus adversários, perplexos, se interrogavam: "essa posição é boa, é óbvio, mas para qual de nós dois?"

Sumiço da torre

 Na União Soviética, havia uma tipo de simultânea dada por dois grandes mestres que jogavam alternativamente. O GM1 fazia o lance contra todos os tabuleiros, que, em seguida, respondiam. Era então a vez do GM2 fazer os lances em cada tabuleiro. Depois das respectivas respostas, o GM1 retornava e assim a partida continuava. Certa vez, Averbach foi jogar um lance quando percebeu que estava com a torre a menos. Mesmo com a posição perdida, ainda fez dois ou três lances. Depois que a exibição acabou foi conversar com Bondarevsky: "Como é que você perdeu aquela torre?". Ao que Bondarevsky replicou: "Ué, eu ia perguntar exatamente isso!". Os dois se olharam e perceberam que tinham sido roubados pelo esperto amador.

Endereço do hotel

Emanuel Lasker era um tanto distraído. Certa vez, hospedou-se num hotel e foi ao clube da cidade. Depois da simultânea e do jantar, oferecem carona de volta para hotel. Neste momento, Lasker percebeu que não sabia nem o nome nem o endereço do hotel onde havia deixado suas bagagens. Tiveram que percorrer a cidade inteira até encontrar o lugar correto.

Relógio

Conta-se que Gari Kaspárov, o "Ogro", como dizem os espanhóis, tem o hábito de retirar o relógio do pulso assim que a partida começa. O relógio fica ali, sobre o tabuleiro. Quando Kaspárov sente que a partida está chegando ao fim e que ele será o vencedor, pega o relógio e bota de novo no braço. Uma maneira sutil de dizer pro adversário: "Bom, vamos acabar logo com isso que não tenho tempo a perder." Pressão sobre o adversário? Sem dúvida. Mas já houve adversários que, pelo menos em algumas ocasiões, fizeram Kaspárov esquecer do relógio.

Futebol

Quem joga xadrez é capaz de jogar futebol? O clichê é o jogador frágil, distraído e que derruba os objetos em seu redor. Mas as coisas não são bem assim. O esporte de Ljubojevic era o futebol e foi por causa de uma longa contusão que ele aprendeu a jogar xadrez, com já tinha 16 anos de idade (mais tarde, seria um dos dez melhores do mundo). O GM Peter Leko foi titular de um time juvenil húngaro. O melhor de todos, porém, foi o GM norueguês Agdestein. Forte jogador de xadrez, também foi titular da seleção norueguesa de futebol, autor de um gols importantes. Por exemplo, na vitória contra a Itália na Copa da Europa. Se o nosso leitor jamais fez gol contra a seleção da Itália, talvez possa um dia ostentar o título de Grande Mestre Internacional...

Senhoras

Para os psicanalistas de plantão: Alekhine foi casado com mulheres muitos anos mais velhas dos que ele. Certa vez, ainda jovem, foi a um baile. Havia moças bonitas, frescas e joven como a primavera, mas ele não prestou a menor atenção. Mas quando vislumbrou uma senhora com vinte anos a mais do que ele, Alekhine não conteve a agitação e fez de tudo para dançar com ela. Seu entusiasmo era surpreendente.

Escarlatina

Alekhine foi internado no hospital de Praga (República Tcheca) em 1942 para tratar de febre escarlatina (doença transmissível produzida por um estreptococo). No mesmo hospital o GM tcheco Richard Réti havia morrido de escarlatina em 1929. Alekhine, que era supersticioso, não achou nem um pouco interessante a coincidência. Mas sobreviveu para morrer em 1946, em Lisboa.

Moscou 1959

O torneio internacional em memória de Alekhine em 1959 teve um trio de vencedores: V. Smyslov, D. Bronstein e B. Spassky. Superam vários GMs, entre eles Vasiukov, Portisch, Larssen, Filip e F. Olafsson. Smyslov e Bronstein terminaram invictos. Spassky sofreu uma única derrota, para Smyslov, que venceu o torneio pelo critério SB. Smyslov tinha sido campeão mundial, Spassky conquistaria o título dez anos depois. Bronstein havia empatado o match de 24 partidas pelo título mundial, contra Botvínnik em 1950. Três gigantes da história do xadrez, todos os três ainda vivos (novembro de 2001).

A primeira partida

A primeira partida de xadrez que se tem notícia data de 1485 aproximadamente e teve como oponentes Castellvi e Viñoles. Foi utilizada a Defesa Escandinava.

Os lances foram os seguintes: 1.e4 d5 2.exd5 Dxd5 3.Cc3 Dd8 4.Bc4 Cf6 5.Cf3 Bg4 6.h3 Bxf3 7.Dxf3 e6 8.Db7 Cbd7 9.Cb5 Tc8 10.Ca7 Cb6 11.Cxc8 Cxc8 12.d4 Cd6 13.Bb5 Cxb5 14.Dxb5 Cd7 15.d5 exd5 16.Be3 Bd6 17.Td1 Df6 18.Td5 Dg6 19.Bf4 Bxf4 20.Dxd7 Rf8 21.Dd8++ 1-0.


Mate espelho

O “mate do espelho” é aquele no qual as oito casas adjacentes ao rei estão desocupadas. Quase aconteceu na partida disputada no tradicional certame de Wijk Aan Zee, na Holanda, em 1974, entre o norte americano Walter Browne, com as brancas, e o argentino Miguel Quinteros, conduzindo as pretas.
Foi assim (Defesa Siciliana): 1.e4 c5 2.Cf3 d6 3.Bb5+ Bd7 4.Bxd7 Dxd7 5.c4 Dg4 6.O-O Dxe4 7.d4 cxd4 8.Te1 Dc6 9.Cxd4 Dxc4 10.Ca3 Dc8 11.Bf4 Dd7 12.Cab5 e5 13.Bxe5 dxe5 14.Txe5 Be7 15.Td5 Dc8 16.Cf5 Rf8 17.Cxe7 Rxe7 18.Te5+ (1-0). A continuação seria 18...Rf6 19.Df3+ Re5 20.Te1++, produzindo-se o “mate do espelho”.

Partida espetacular

Uma das mais espetaculares vitórias em competições de xadrez aconteceu no Torneio de Gyula em 1965, no qual o GM Viktor Korchnoi - na época soviético, hoje naturalizado suíço, que nos anos de 1978 e 1981 foi vice campeão mundial - obteve o título com 14,5 pontos em 15 possíveis, ficando 5,5 pontos à frente de seus imediatos seguidores Honfi e Lengyel que dividiram a 2ª colocação com 9 pontos.

Para ilustrar tão marcante conquista apresentamos a rápida vitória de Korchnoi, hoje com mais de 70 anos, porém ainda um forte enxadrista, diante do checo A. Csom naquele certame.

Eis a partida: Brancas – Csom Pretas – Korchnoi, Defesa Índia do Rei: 1.d4 Cf6 2.c4 g6 3.d5 Bg7 4.Cc3 O-O 5.e4 d6 6.Be2 c6 7.Be3 a6 8.a4 a5 9.g4 Ca6 10.f4 Cd7 11.h4 Cdc5 12.Bf3 Db6 13.De2 Dxb2 14.Dxb2 Cd3+ 15.Rd2 Cxb2 16.Be2 Bxg4 (0-1), pois se 17.Bxg4 Cxc4+ seguido de Cxe3.


Fonte: Site Canal Xadrez

)  

                       Frases Célebres sobre o Xadrez

  A grande maioria destas frases tem como autores reconhecidos Grandes Mestres, políticos, escritores, científicos, professores , etc.  Elas expressam com sensível originalidade diferentes aspectos que engrandecem o xadrez e que foi convertido desde a antiguidade, em um jogo praticado e admirado por milhões de pessoas que compreendem sua beleza e seus valores humanos e culturais.

                .
Ø      A vida é uma eterna partida de xadrez, se você não tem iniciativa a oportunidade passa e você perder a vez. (Professor Emídio Santana).

Ø      Xadrez é a luta da lida contra as dificuldades da vida, numa briga de ideáis. (Professor Emídio Santana)

Ø      Xadrez é um misto de um paralelo das nossas vidas dentro de um mundo quadrado, com direito a emoções dentro de cada atitude do ser humano, que condiciona cada passo, a uma nova reflexão.  (Professor Emídio Santana
Ø      Steinitz aportou a  Teoría do Xadrez uma tábua de multiplicar, pois ainda ele estava muito longe das Matemáticas superiores.  (G. Kasparov, Campeão Mundial).

Ø      O Xadrez é um jogo absolutamente lógico que tem suas leis gerais que se podem compreender intuitivamente ou trabalhando muito. (G. Kasparov).

Ø      O Campeão Mundial é a melhor personificação de sua época e em base a ele podemos julgar o desenvolvimento do Xadrez (G. Kasparov).

Ø      A acumulação de pequenas vantagens leva a uma supremacía considerável. (W. Steinitz).

Ø      Porque na idéia do Xadrez e no desenvolvimento da mente enxadrística teremos um quadro da luta intelectual da humanidade. (R. Reti).

Ø      O Xadrez é a arte e cálculo. (M. Botvinnik)

Ø      A verdadeira beleza do Xadrez consiste na luta elementar entre diferentes
                 personalidades. (A. Alekhine)

Ø      Quem não assume um risco nunca ganhará uma partida. ( Paul Keres).

Ø      O Xadrez é imaginação (Bronstein).

Ø      O mesmo que nossa imaginação se agita por um sonriso de uma mulher, assim  a  imaginação se agita pelas possibilidades do Xadrez. (Mickail Tal)

Ø      Um jogador de Xadrez é primordialmente um ator. (M. Tal).


Ø      Dizem que minhas partidas deveríam ser mais interessantes. Eu podería ser mais interessante e também perder. (T. Petrosian)

Ø      O Xadrez é uma bela amante que nos envolvemos uma e outra vez, sem que nos importe as muitas vezes que nos rechaça. (B. Larsen).


Ø      O Xadrez, com toda sua profundidade filosófica, e ante todo um jogo em que se ponhem de manifesto, a imaginalcao, o caráter e a vontade.
 (B. Spasski)

Ø      Não me fale em perder. Nao resisto pensá-lo. (R. Fischer).

Ø      No Xadrez, como na vida, a melhor jogada é sempre a que se realiza. (Tarrasch).


Ø      As  qualidades do Xadrez tem um valor humano geral e constitue, pois, um método de auto desenvolvimento e autodisciplina muito útil aos que  praticam.(Victor Korchnoi)

Ø      O Xadrez é um elixir que alarga a vida, é um culto a sabedoría e um canto a virtude.(Victor Korchnoi)

Ø      Nenhum Grande Mestro é normal, o único que difere é o tipo de loucura. (Victor Korchnoi)

Ø      Xadrez é uma luta consigo mesmo. (Victor Korchnoi)

Ø      Com tanto vasto e intrigante terreno para a exercício da mente, o Xadrez é, gracas a suas propriedades educativas, uma necesidade do homem moderno.(Victor Korchnoi)

Ø      Todo bom matemático é em potencial um bom enxadrista e um bom jogador de Xadrez devía ser um bom matemático.(Mikhail Botvinnik)

Ø      O Xadrez como na vida, a gloria de rei pode ser el veneno de amanha.(Mikhail Botvinnik)

Ø      Quem deseja chegar a ser um grande jogador deverá aperfeicoarse nol campo dasl análises. (Mikhail Botvinnik)

Ø      É impossível compreender o mundo do Xadrez sem mirar com os ohos de Capablanca. (Mijail Botvinnik).


Ø      O Xadrez é necessário em toda boa família. (Alexander Pushkin,  famoso escritor russo).

Ø      O Xadrez é semelhante a vida. (Migue de Cervantes, famoso escritor espanhol).

Ø      O Xadrez é um jogo honrado. (Williams Shakespeare, poeta e dramaturgo inglés).

Ø      O Xadrez é prova de inteligencia. (Joan W. Goethe, famoso poeta alemao).

Ø      O Xadrez é uma necesidade tão imperiosa como a literatura. (Ivan Turgueniev, ator russo).

Ø      Nao existe um misterio en dez assacinatos como numa partida de Ajedrez. (A. Rubinstein)

Ø      Alguma vez os homens tiveram que ser semi-deuses; se não, haveríam inventado o Xadrez. (A. Alekhine)

Ø      Só um homem culto pode chegar a topo do Xadrez. (A. Alekhine)

Ø      Para competir em Xadrez é preciso, antes de tudo, conhecer a naturaleza humana e compreender a Psicologia do contrário. (A. Alekhine)

Ø      Gosto do Xadrez porque é um bom descanso; faz trabalhar a mente, por uma forma muito especial. (León Tolstoi, famoso escritor russo).

Ø      Num tabuleiro  de Xadrez lutam pessoas e não figuras. ( Emanuel Lasker).

Ø      A ameaca da derrota é mais terrível que a mesma . ( A. Karpov)

Ø      O Xadrez está mais ligado a Matemática do que qualquer outra Ciência. ( A. Karpov).

Ø      O aprendizado do Xadrez produz  um autêntico prazer e os ëxitos desportivos ou criativos que se obtem com plena satisfacao. ( A. Kotov).

Ø      Quando Tal sacrifica uma peca, vale comprovar por que; quando Petrosian faz algun sacrificio, vale renderse; quando Kasparov sacrifica algo, vale comprovar e renderse. (M.  Najdorf)

Ø      Nunca se ha ganado una partida abandonándola. (GM S. Tartakower)
Ø      Os sete pecados capitais do Xadrez sao: Superficialidade, Voracidade, Audácia, Inconsecuencia, Dilatacao do tempo, Excesivo amor a paz, Bloqueio. (S. Tartakower).

Ø      O Xadrez subexiste gracas aos erros que se cometem jogando (S. Tartakower).

Ø      No Xadrez, o vencedor é quem faz a seguinte jogada ao último erro. (S. Tartakower).

Ø      Se o erro não existisse, teríam que inventar. (S. Tartakower).

Ø      Se o Xadrez é luta, o melhor é Lasker; se o Xadrez é ciencia, o melhor é Capablanca; se o Xadrez é arte, o melhor é Alekhine. (S. Tartakower).

Ø      Em uma partida de Xadrez as vezes jogam mais de quatro cavalos. (S. Tartakower).

Ø      O Xadrez é a lógica inconteste do jogo.(M.Botvinnik)

Ø      O Xadrez é deporto, arte e ciencia. Analizada jugada a jogada a partida é uma Ciencia; em seu conjunto é uma obra de Arte; a nivel competitivo é um Deporto. (Carlos Torre, Grande  Mestre mexicano).

Ø      O Xadrez, que reúne organicamente elementos de Arte, a Ciencia e o Deporto, ao longo dos séculos tem constituído parte inalienável da Cultura e da Civilizacao mundial. (Isaac Linder, Historiador do Xadrez).

Ø      O Xadrez é uma ginástica mental.  (Lenin)

Ø      O Xadrez contitue um meio eficaz para a educacao e formacao do intelecto do homem. (Che Guevara)

Ø      Nestes momentos de confrontamentos mundiais que se devem a sistemas ideológicos muito diferentes, o Xadrez pode e é capaz de aglutinar pessoas de países com sistemas políticos diferentes. (Che Guevara).

Ø      As virtudes do Xadrez sao tao inumeráveis como os graos de areia de um deserto.(Che Guevara)

Ø      O Xadrez cura a mente enferma e a exercita na saude. Esse descanso para o intelecto sobrecarregado e o relax para o corpo fatigado. Alivia as dificuldades e aumenta o sentimento de  felicidade. Ensina a dominar as emocoes e a ser sereno.

Ø      Eu sempre he sentido un poco de lástima até aquelas pessoas que nao tinha conhecido o Xadrez; Justamente o mesmo que sinto por quem nao tem sido embriagado pelo amor. O Xadrez, como o amor, como a música, tem a virtude de fazer os homens felizes ( Tarrasch)

Ø      O Xadrez é uma forma de producao intelectual que tem seu encanto peculiar. A producao intelectual é uma das grandes satisfacao ,se nao a maior, ao alcance do homem. Nem todos podem compor uma peca musical inspirada ou construir um ponto; entretanto, no Xadrez todo mundo é intelectualmente produtivo e por conseguinte, cada pessoa que o pratica pode experimentar uma satisfacao.( Dr. Siegbert Tarrasch).

Ø      O Xadrez é algo mais que um jogo; é uma diversao intelectual que tem algo de Arte e muito de Ciencia. É também, um meio de convívio social e intelectual.  (Capablanca).

Ø      O Xadrez serve, como poucas coisas neste mundo, para distrair ou refletir momentaneamente as preocupacoes da vida diaria. (Capablanca).

Ø      O Xadrez, como todas as demais coisas, pode aprender-se até um certo  ponto e nao mais. Entretanto depende da natureza de cada pessoa. (Capablanca).

Ø      De poucas partidas tenho aprendido tanto como da maioría de minhas derrotas.(Capablanca).


Ø      O poder do sacrificio é irresistível, o entusiasmo pelo sacrificio é inato no enxadrista.   (Rufolf Spielmann).

Ø      A verdadeiro arte do Xadrez está nas combinacoes. (Adolf Anderssen).,
 

                              MAIS FRASES...

1.O xadrez é particularmente  formador, tanto no plano intelectual quanto no do julgamento. Ministério da Educação (França, 1976)
2.O xadrez é a ginástica da inteligência.  Goethe
3.O xadrez é a lógica em forma de arte. Mikhail Botvinnik
4.O xadrez é uma luta de emoções.   Emanuel Lasker
5.O xadrez, como o amor e a música, tem o poder de fazer as pessoas felizes.  Siegbert Tarrasch
6.Os jogadores morrem, mas as partidas dos grandes artistas do tabuleiro ficam para a posteridade.  Mikhail Tal
7.
O tabuleiro é o mundo; as peças são o fenômeno do universo; as regras do jogo são as leis da natureza. Thomas Henry Huxley  
8.Atualmente, o xadrez é considerado como arte, esporte e ciência; com este tríplice título ele deve ser ensinado e cultivado.  François Le Lionnais
9.No Oriente acendeu-se esta guerra, cujo teatro é hoje toda a terra. Jorge Luis Borges
10.O jogo de xadrez prende a alma toda, mas perdido, pouco pesa, pois não é nada.  Fernando Pessoa
11.A vida é uma espécie de xadrez, no qual temos pontos a ganhar e adversários a enfrentar. Benjamin Franklin
12.Xadrez é imaginação. David Bronstein
13.Tudo que está bem esquecido em xadrez é novo. Viktor Kortchnoi
14.O xadrez é mais puro que a pintura, pois não pode ser comercializado. Marcel Duchamp
15.O xadrez, como o teatro, proporciona dois tipos de aventuras: aquela do criador e aquela do espectador. Fernando Arrabal
16.Eu persigo o mito, o fantasma, de fazer do xadrez uma disciplina de ensino e de pesquisa. Michel Roos ( Vice-Reitor da Universidade de Estrasburgo, França )
17.O xadrez é a forma de arte ideal.  Marcel Duchamp
18.O xadrez é uma luta dramática pela vitória. Esdras do Nascimento
19.Com o xadrez adquirem-se e fortalecem-se várias qualidades da mente. Benjamin Franklin
20.Leva-me o tempo para frente,Dizendo passo a passo: "És minha!"E acrescentando por piedade: "Rainha!" Cecília Meireles 
21.O xadrez é muita ciência para ser jogo e muito jogo para ser ciência. Montaigne
22.O xadrez é uma ciência. Leibnitz
23.As combinações são a alma do xadrez. Alexandre Alekhine
24.O xadrez é uma diversão que tem algo de arte e muito de ciência. José Raúl Capablanca
25.Minha partida mais bela é a que ainda estou por jogar.  Mikhail Tal
26.A vida é muita curta para o xadrez. Henry James Byron
27.O xadrez é uma luta gostosa de emoções. Emanuel Lasker
28.Ser enxadrista é buscar na lógica o caminho da melhor solução. Prof. Fialho ( Diretor do Colégio CPI )
29.Toda vez me perguntam: O xadrez é um jogo? um esporte? ou uma ciência? E aí eu respondo: diz-me primeiro, como vais utilizar, que eu te direi o que é. Emiliano Piskator ( Professor de Educação Física e Técnico de Xadrez )
30.Jogar Xadrez, é sentir na alma a alegria de estar bem com você mesmo. Eliana ( Campeã Pernambucana Feminino de 1997 )
31.Xadrez é meu coração. Rodrigo Barros ( Enxadrísta de 5 anos de idade em 1998 )
32.Ninguem nasce um mestre: o caminho da maestria é atingido após longos anos de aprendizado, lutas, alegrias e decepções.
Paul Keres
33.O Xadrez é a arte que ilustra a beleza da lógica - Mikhail Botvinnik
34.Lutar é superar dificuldades que surgem - Emanuel Lasker
35.A verdadeira beleza do Xadrez consiste na luta elementar entre diferentes personalidades. Alekhine 
36.O xadrez é um jogo honrado. Williams Shakespeare
37.O Xadrez é semelhante a vida. (Migue de Cervantes, famoso escritor español)
38.A ameaça de derrota é mais terrível que a derrota mesma. Karpov


                                   Curiosidades da Caissa

"
Durante um dos torneios anuais de Hastings, na Inglaterra,o inglês Parker venceu mediante graves sacrifícios a uma difícil partida; seus amigos lhe felicitaram calorosamente.

Finalmente, o campeão Alekhine levou-o a um canto:

__ Uma coisa devo dizer-lhe, amigo, se houvesse jogado com lógica não teria ganho nunca esta partida."


"
Um olho sobre o flanco e a mente no centro é o mais profundo significado do jogo posicional".
Aaron Ninzowitch

"
Os erros estão todos aí... à espera de serem feitos".

Tartakower

"
Nada é tão saudável como uma surra no momento oportuno. De poucas partidas ganhas tenho aprendido tanto, quanto da maioria das minhas derrotas".

Capablanca

"
Na abertura, um mestre deve jogar como um livro; no meio-jogo, como um mágico; no final, como uma máquina".
Spielmann

"
Já se disse que a vida não é suficientemente longa para o xadrez. O defeito é da vida, não do xadrez."

Napier
Tartakower , o mais espirituoso dos escritores de xadrez, dividiu os jogadores em 4 categorias:
  Jogadores fracos que não sabem que são fracos; são ignorantes - evite-os.
  Jogadores fracos que sabem que são fracos; são inteligentes - ajude-os.
  Jogadores fortes que não sabem que são fortes; são modestos - respeite-os.
  Jogadores fortes que sabem que são fortes; são sábios - siga-os.

 
Fonte: Site Canal Xadrez
Diante do tabuleiro,a mentira e a hipocrisia nao sobrevivem por muito tempo.A combinacao criadora desmascara a presuncao da mentira,os impiedosos fatos,que culminam no mate,contradizem o hipocrita." (Emanuel Lasker). Na matemática você tem que estar certo e no xadrez você tem que estar mais certo que o adversário.

"
Uma posição restringida não deve ser liberada repentinamente, pois no xadrez a liberdade a grandes doses é embriagadora".(Nimzowitch)

"...
Em geral vence a partida quem comete o penúltimo erro.Já que o último causa a derrota."
(Anatoli Karpov)

 "
Que as guerras e as lutas entre as pessoas,fiquem apenas no tabuleiro de xadrez..." ( Meckinho).

 
 Gufeld falando de Karpov em 1968 "Este garotinho nunca será um
grande mestre,Ele e muito magro."
Botnnivik falando para Kasparov quando rapaz "Nunca será
como Alekhine,se deixa que as variantes te governem,em vez
de fazer o contrario"
Kim Moiweyevich Weinstein ,pai de Kasparov falando sobre seu
filho aos 6 anos "Se ele já sabe o final de jogo,seria melhor
ensinar-lhe o começo"
 
"
Os computadores tem uma vantagem sobre os humanos:
não perdem a concentração ao levantar-se para ir ao banheiro".
Kasparov

                                         MAIS CURIOSIDADES!

Fonte: Site En Passant

                       Você sabia ?

Parece coisa de futebol brasileiro... No Math de 1978 em Philipinas-Baguio pelo mundial,  Karpov levou o parapsicólogo, o famoso Dr.Zhoukar, para ¨hipnotizar” Korchnnoi, e este contra atacou com membros da seita  hindu Ananda Marga, para jogar ¨fluidos” negativos no adversário.  E parece que a “hipnose” funcionou melhor que os “fluidos” negativos...

         O Xadrez é o segundo esporte mais praticado do mundo.

         O Xadrez estar entre os quatro assuntos mais vendidos do mundo segundo pesquisas realizadas na Europa. Veja o resultado.
         1º - Bíblia Sagrada
         2º - Arquitetura
         3º - Medicina
         4º - Xadrez       

         Estima-se em 8 milhões, o número de jogadores filiados à Federação Russa de Xadrez.

         Uma pesquisa feita com os melhores atletas de diversas modalidades esportivas, inclusive jogadores de tênis de mesa, goleiros de futebol e artistas marciais, revelou serem os jogadores de xadrez os que possuem reflexos mais rápidos.

         O Xadrez é o passatempo favorito de uma tribo que habita as montanhas do Sumatra.
          
         No que talvez seja o maior filme de todos os tempos, Casa Blanca,  Humphey Bogart jogava xadrez no Rick`s Café.  Não é de surpreender, já que Bogart, um dos maiores astros do cinema, era viciando em xadrez.

         Um dos dois primeiros livros a serem impressos na língua inglesa, pelo editor William Caxton, era sobre xadrez.  Seu título era O jogo de Xadrez.  O outro livro era a Bíblia.
         O início do filme ¨Moscou contra 007” mostra um campeonato mundial de Xadrez em Moscou. A posição final  nos tabuleiros de demonstração é a mesma que foi executada no vida real por Spassky x Bronstein em 1959 em Leningrado, (atual São Petersburgo).
         John Lennon, dos Beatles,jogava xadrez com Yoko Ono, no vídeo-clipe da música “imagine”.
         O capitão Kirc, da série Jornada nas Estrelas e seu imediato, o Sr. Epock, jogam uma espécie de xadrez tridimensional, na nave Enterprise no episódio ¨Charlie X” de 1966.
         Muitos personagens da história – santos, papas, reis políticos, guerreiros, artistas, escritores, filósofos, cientistas- cultivaram a nobre arte de Caissa.   Entre eles: Santa Teresa de Jesus, São Francisco de Sales; diversos papas( Leão X, Urbano VII, Inocêncio X, Leão XIII); Felipe II,Carlos Magno, Richelieu, Çuis XV, Napoleão, Frederico o Gande, Ivan o terrível, príncipe de Conde, Robespierre, Ney , Bismark, Moltke, Franklin; Mendelssohn e Schumann (músicos); Balmes Diderol, Rousseau, Voltaire, Mussete, Leibnitz, Klopstock, Lessing, Schiller, Goethe, Hofmann. Tolstoi, Dckens, Walter Scott, Tennyson, Ibsen, os matemáticos Euler e Gauss, o astrônomo Leverrier; e muitos outros.   
         Primeiros-ministros e presidentes sempre adoravam jogar xadrez,  Do lado Britânico podemos incluir Churchill, Bonar Law e James Callaghan; do lado americano: George Washington. Thomaz Jefferson, Abraham Lincoln e Jimmy Carter.
         O czar Ivan, o terrível, gostava tanto de xadrez que morreu diante do tabuleiro numa partida. 
         O Xadrez foi o primeiro jogo a ter um Campeão Mundial, embora o mundo do boxe possa também reinvidicar essa proeza.  Wilhelm Steinitz, de Praga, foi o primeiro campeão mundial em 1866.
         OS GRANDES APRENDEM CEDO
         Você nunca será velho demais para começar a jogar xadrez. Nunca se é jovem demais, também.
         O jovem americano Paul Morphy aprendeu a jogar em casa, em Nova Orleans, observando seu pai e seu tio jogarem.  Em 1858, aos vinte e um anos, Paul visitou a Europa e tranqüilamente derrotou os melhores jogadores do mundo.
         O xadrez é jogado em quase todos os países do mundo.  Oferece uma variedade infinita de jogadas.  Após apenas dois movimentos de cada jogador são possíveis 70.000 movimentos diferentes, embora um final de jogo de um manuscrito de Ab Adli do século IX tenha aparecido em um jogo real na Dinamarca em 1945.
         O Xadrez fez parte do descobrimento da América.  Em 1492, quando Colombo solicitou alguns navios do rei Ferdinando para sua jornada no novo mundo, dizem que ele os ganhou porque o rei estava de bom humor por causa de uma vitória no xadrez.
         Conhecido como o a manuscrito de Lucena, o mais antigo livro impresso existente sobre xadrez mencionava o roque em 1497.  O roque, este movimento especial simultâneo do rei e da torre, não era conhecido no jogo árabe de xadrez.  O trabalho de Lucena, publicado na Espanha, foi intitulado de amores y arte de Ajedrez e foi, na verdade, dividido em duas seções: uma parte era sobre xadrez; a outra sobre amor!
         O tabuleiro de xadrez dobrável foi inventado por um padre! Foi em 1125, num tempo que as autoridades da Igreja não gostavam nada do jogo.  O bispo Guy de Paris chegava a excomungar (banir da igreja) qualquer padre flagrado jogando xadrez.  Um desses entusiastas, depois de alguma reflexão, inventou um tabuleiro menos obvio – que parecia-se com dois livros colados juntos.  A idéia de um tabuleiro de xadrez dobrável tornou-se rapidamente muito popular, e você ainda poderá muitos tabuleiros feitos desta maneira.
         José Raul Capablanca é o mais famoso mestre de xadrez a jogar uma partida simultânea na Câmara dos Comuns, em Londres.  Um dos seus oponentes foi Bonar Law, que naquela época era o Primeiro Ministro da Inglaterra. 
         De acordo com o grande historiador de xadrez, Harold James Ruthven Murray, a mais antiga partida de xadrez registrada foi encontrada num manuscrito no século X!.  Um admirador da época de A-Suli, Harun al Hashid, califa de Bagdá, dizia que, apesar das rosas que crescem no seu jardim serem bonitas, ¨nada é mais bonito do que o xadrez de al suli”.
         Harol Murray aprendeu várias línguas – inclusive árabe preparando-se para o trabalho de escrever Oxford History of chess – um livro de 900 páginas – publicado em 1913, que permanece como obra padrão.
         Em março de 1997, Etienne Bacrot, da França, tornou-se o mais jovem jogador de xadrez de todos os tempos a ganhar um título de grande mestre – com apenas 14 anos e dois meses.  Para conquistar este título, Etienne ganhou um torneio que incluía grandes mestres.  Ele dividiu a vitória com o ex-competidor do campeonato  do mundial, Vitor Korchnoi,(Russo), que tinha 65 anos!
         Os recordistras anteriores:
§        Boris Spassky (URSS) em 1955 – 18 anos, 7 meses naquela ,   na época (Ele reinou como Campeão do Mundo de 1969/72)
§        Bobby Fischer (USA) em 1958 – 15 anos, 6 meses e um dia.(Campeão do mundo de 1972/75)
§        Judith Polgar (Hungria) em 1991 – 15 anos, 4 meses e 28 dias.
§        Peter Leko (Hungria) em 1994 – 14 anos, 4 meses e 22 dias.

André Philidor, o grande enxadrista-françês do início do século XVIII, também era um renomado compositor de óperas francesas. Ele acreditava que “os peões são a alma do xadrez!”, e estava certo.  Manter os peões “saudáveis” é uma parte importante para um sucesso de um plano de jogo. 

                    Karpov venceu seu primeiro torneio internacional (categoria absoluta) em Trince, na Tchecoslováquia, o fato pitoresco é que Karpov foi enviado por engano, os soviéticos pensavam que fosse um torneio da categoria Junior; mas Karpov deu mostra de seu potencial como futuro campeão mundial e venceu o torneio, os participantes devem ter imaginado ‘se o Junior fez este estrago imagine o que fariam os adultos’.


Mikhail Botvinnik, quando conquistou o título de Campeão do mundo pela primeira vez tinha 37 anos (1948-1956), depois reconquistou aos 47 anos (1958-1960) e finalmente voltou a ser Campeão do Mundo aos 50 anos (1961-1963) isto quer dizer que manteve o título até os 53 anos de idade!
            O mestre Janowski fez, numa partida, um sacrifício de dama e anunciou a seguir, mate em 10 lances. Idêntica proeza foi realizada por Alekhine numa simultânea, em Paris , 1913.
            A sra. J.W. Gilbert, 1879, numa partida por correspondência com G.H. Gossip, anunciou mate em 35 lances! ( Steinitz comprovou a sua exatidão). Possivelmente, este é o mate anunciado de Mario número de lances.
            O ex-campeão mundial Boris Spasski, um anti-comunista ferrenho que conseguiu emigrar da União Soviética no início dos anos 80, costuma dizer que o stalinismo resistiu muito mais tempo por causa do xadrez, uma vez que todas as reuniões dos intelectuais para conspirar contra o regime acabavam em torneios de xadrez. Na verdade o torneio era uma fachada para as reuniões ilegais, mas se tornava o prato principal dos encontros.
            Em 1956 quando Bobby Fischer ganhou o Campeonato de Juniores dos EUA recebeu como prêmio uma máquina de escrever portátil e declarou: “Isto é muito mais bonito que ir à escola!”.  No ano seguinte ganha novamente e adivinha o prêmio...  Uma outra máquina de escrever!!!  E por certo não achou muita graça já que foi o mesmo do ano anterior.
            Em 1965 quando venceu pela 1ª vez o campeonato brasileiro Mequinho jogava a penúltima rodada com Olício Gadia, quando a partida foi suspensa, então Gadia, convicto que o garoto Mecking não se arriscaria em uma sessão de suspensas já que o empate lhe garantia o título, falou:
“Por favor,aceita o empate” – falou Gadia
“Por favor, o Senhor está convidado a abandonar o jogo.
O riso foi geral entre os assistentes.  A seguir, o garoto demonstrou com presteza como ganharia o final.  Gadia, muito sem jeito, abandonou na hora.
            Você sabia que o verdadeiro nome de Garry Kasparov é Garry Weinstein?
            Um episódio contado nas Biografias de Lenin.  Volodia (apelido familiar de Lênin) e Alexandre Ulianov (seu irmão mais velho) jogavam xadrez quando a sua mãe se aproxima e dá uma ordem a Volodia.  Este responde rudemente e não interrompeu o jogo. A mãe insistiu e obteve nova resposta grosseira.  Foi então que Sacha (apelido familiar de Alexandre Ulianov) disse ¨Ou vai fazer o que mamãe pede ou não jogo mais com você”; Só então Lenin foi cumprir a ordem.
            Certa vez dois jogadores de xadrez disputando uma partida oficial, começaram a chutar um ao outro, necessitando colocar divisória embaixo da mesa para que a partida pudesse recomeçar.
            O supercomputador Deep Blue, projetado para enfrentar o campeão mundial Garry Kasparov, pesa 1400kg e é formado por 512 processadores trabalhando em paralelo e é capaz de analisar 200 milhões de posições por segundo; o seu consumo é de 846Watts.  O confronto aconteceu em 1997, e foi vencido pelo Deep Blue 3,5 x 2,5
            Kim Moiweyevich Weintein, pai de Kasparov falando sobre o seu filho aos 6 anos “Se ele já sabe o final de jogo, seria melhor ensinar-lhe o começo”  
            Você sabia que a peça que hoje chamamos de torre, já foi conhecida como Navio?
            Você sabia que a peça que hoje, conhecemos como Dama ou Rainha, já foi chamada anteriormente de Ministro?  Seu nome foi mudado devido ao número de mulheres que estavam praticando o esporte!
                       
                                              Você sabia ?

                 Garry Kasparov, integrante da equipe Russa, é o mais jovem Campeão Mundial,  tendo conquistado o título, em 1985, aos 22 anos de idade!

Ø      Até hoje, a mais longa partida de xadrez alcançou 269 lances. Ela foi jogada, em 1989. no Torneio de Belgrado, por Ivan Nikolic e Goran Arsovic e terminou empatada!

Ø      Em 1991 a húngara Judit Polgar tornou-se a pessoa mais jovem a conquistar o título de Grande Mestre Internacional de Xadrez. ela estava com apenas 15 anos e 148 dias idade!

Ø      O inglês Harold Murray foi o maior pesquisador sobre a história do xadrez. seu principal livro, intitulado “A history of chess”. Foi publicado em 1913 e continha 900 páginas!

Ø      Eugênio German conseguiu . em 1962, nos Jogos Olímpicos de Helsinki, Finlândia, o título de Mestre Internacional, tornando o primeiro enxadrista brasileiro a obter esta láurea.

Ø      Henrique da Costa Mecking, o Mequinho, conquistou o título de /grande Mestre Internacional, em 1971, no torneio de Hastings, Inglaterra, sendo o primeiro brasileiro a obtê-lo.

Ø      Machado de Assis e Monteiro Lobato, dois gênios da literatura brasileira, também foram cultores do Xadrez.

Ø      O maranhense Rafael Dualibe Leitão conquistou, em 1991, em Varsóvia, Polônia, o título de Campeão Mundial, na categoria pré-infantil, aos 11 anos de idade.

Ø   Emanuel Lasker, filósofo e matemático alemão, foi Campeão Mundial de
Xadrez que manteve o título por mais tempo: de 1894 a 1921.

Fonte: Site Canal Xadrez

Vocabulário Técnico

           A

Abafado- A Mate de cavalo contra um rei impedido de jogar pelas próprias peças. O mesmo que "ahogado" ou asfixiado.
Abandonar- Declarar perdida uma partida, desistindo de continuar.
Aberturas- É a fase inicial do jogo, compreendendo os primeiros dez a quinze lances de uma partida.
Acumulação de tempo- Direito, que tem o competidor em torneios com partidas a relógio, de executar em ritmo desigual as jogadas de uma partida, dentro de um limite oficial antecipadamente prescrito. Assim, se é exigido jogar 20 lances por hora, e o competidor executar os seus primeiros 10 lances em 10 minutos, terá o direito de jogar os restantes 10 lances em 50 minutos, etc.
Adiar- Transferir a continuação de uma partida não terminada, em provas oficiais.
Ala- Cada uma das metades em que se divide idealmente o tabuleiro; o mesmo que flanco.
Ala da dama- É a metade vertical do tabuleiro onde estão as damas na posição inicial
Ala do rei- É a metade vertical do tabuleiro onde estão os reis na posição inicial.
Ameaça- Agressão iminente a um ponto qualquer, exigindo providências defensivas imediatas.
Análise- Estudo pormenorizado das consequências de uma posição.
Ataque- Aproveitamento de iniciativa, com a produção de ameaças e golpes táticos
Ataque da minoria-   Manobra agressiva executada por peões de uma ala onde estejam com minoria de 1 peão (p. ex. 2 peões contra 3, 3 peões contra 4 etc.) em relação ao adversário, de

B
          
           Baioneta -Ataque de peões sobre o roque adversário.
Base - O elemento mais atrasado em uma cadeia de peões
Bateria -Grupo de peças de um mesmo bando agindo conjugadamente
Bispo mau -O bispo que é impedido de jogar, ou tem sua atividade restringida, devido à colocação dos peões próprios em casa da mesma côr.
Bloqueio -Obstrução do raio de ação de peças adversárias.

C

Cadeia de Peões -Linha de peões apoiados entre si, e cujos extremos são a base e o posto avançado.
Caissa -Musa protetora do Xadrez.
Campo -Território sob domínio natural de cada bando; as quatro primeiras filas de cada jogador.
Capturar -É a retirada da peça, também é chamado de tomar ou ganhar a peça.
Casa -Cada um dos 64 quadrículos em que se divide o tabuleiro de xadrez. O mesmo que escaque.
Casa angular -Cada um dos quatro cantos do tabuleiro.
Casa forte -Aquela aonde podemos instalar uma peça sem o risco de ser atacada por peão adversário.
Categoria -Nível de capacidade ou de força enxadrística, oficial ou virtual, de um competidor qualquer.
Centro -O pequeno quadrado formado pelas casas 4R, 4D, 5R e 5D de cada lado.
Chave -Ponto culminante de uma combinação. Solução de um problema de xadrez.
Cilada -Posição de aparência inofensiva, a que se quer atrair o adversário, com o objetivo de extrair alguma vantagem.
Cobertura -Proteção ao rei de algum xeque, por interposição da peça.
Cobrir um xeque -Bloquear o campo de visão de uma peça atacante contra o rei.
Coluna -Oito casas seguidas do tabuleiro na vertical.
Coluna aberta -Coluna a que faltam os peões, e por onde as peças maiores podem penetrar em território inimigo.
Combinação -Sucessão de lances passível de precisão exata, envolvendo entrega de material e acarretando transformação violenta na posição.
Complexo de peões -Termo da autoria de Nimzowitsch, pra carcterizar um grupo especial de peões, geralmente três, dos quais dois são dobrados, e sujeitos a bloqueio.
Contra-jogo -Manobra pela qual um dos lados pretende apoderar-se da iniciativa, reagindo à pressão do adversário.
Contragambito -Gambito oferecido pelas peças pretas.
Coroação -Quando o peão atinge a oitava casa ele pode se transformar em qualquer outra peça, é o mesmo que promoção.
Corredor -Mate de torre ou dama, aplicado ao longo da primeira fila do rei contrário, fechado pelos próprios peões. O mesmo que mate de "gaveta".
Cravar -Impossibilitar o movimento de uma peça contrária por expor o seu rei ao cheque, o mesmo que pregar.
Corredor -Mate de torre ou dama, aplicado ao longo da primeira fila do rei contrário, fechado pelos próprios peões. O mesmo que mate de "gaveta".

D

Defesa -A contrapartida do ataque. Nome que se dá à série de lances ou a variantes de aberturas consideradas sob o ponto de vista das peças pretas.
Desempate -Aplicação de algum método previamente estabelecido para se apurar a colocação em torneios, de jogadores que hajam terminado a competição com igual número de pontos.
Desenvolvimento -Processo pelo qual as peças entram em jogo ativo
Diagonal -Qualquer série de casas unidas de uma mesma cor formando um ângulo de 45º. Exemplo: de a1 até h8
Diagrama -Representação gráfica de uma posição no tabuleiro.
Duplo -Ataque simultâneo de uma peça a duas outras adversárias. O duplo de peão também é chamado de "garfo". Uma das peças pode ser o rei.

E

Empate -Partida sem vitória para qualquer dos lados.
En Passant -Tipo de captura especial que o peão faz
Enxadrista -Qualquer pessoa que pratique xadrez
Escaque -O mesmo que casa.
Esquema -Plano ideal que se persegue em uma partida, principalmente em seu início, e no qual se leva em conta a estrutura dos peões.
Estilingue -Mate de dama apoiada pelo bispo e correndo pela mesma diagonal, sobre um rei roçado
Estratégia -Princípios gerais que regem a formulação de um plano de jogo. Utilização de noções tais como desenvolvimento harmônico, domínio central, estruturação dos peões etc.
Estudo -Em sentido específico, composição arbitrária, de cunho artístico ou didático, em que se salientam como principais elementos as exceções às regras gerais e a dificuldade de solução

F

Fases da Partida -São três a saber: Abertura, meio-jogo e final.
Fianqueto -Desenvolvimento de um bispo pela casa 2C.
F.I.D.E. -Sigla da "Fédération Internationale Des Echecs", entidade máxima do enxadrismo mundial.
Fila -Cada uma das oito linhas horizontais de casas, que vão da base de um jogador a outro. O mesmo que fileira.
Final -A última fase de uma partida, quando o escasso número de peças permite a transformação em vitória da vantagem porventura obtida por um dos lados, ou então o empate se apresenta evidente.
Flanco -Cada um dos setores, à esquerda e à direita, no tabuleiro. O primeiro é o flanco da dama e o segundo o flanco do rei. O mesmo que ala.
Força -Capacidade específica de ação de cada peça.
Forçar a partida -Vencer a partida conduzindo o adversário a uma série de lances inevitáveis.
Forquilha -O mesmo que garfo.
Forsyth -Sistema de notação de posições, em que as casas vagas no tabuleiro, fileira por fileira, a partir da base das pretas e da esquerda para a direita, são representadas por números variando de 1 a 8, e as peças são registradas por sua letra inicial, maiúscula para as brancas e minúscula para as pretas.

G

Gambito -Entrega de material na abertura para conseguir melhor colocação das peças, ganho de tempo ou qualquer outra vantagem sobre o adversário, geralmente sacrificam-se peões.
Garfo -Ataque simultâneo de um peão a duas peças adversárias.
Grande diagonal -As duas diagonais, uma de cada côr, 1TD-8TR e 1TR-8TD.
Grande Mestre Internacional -Ou abreviadamente "G.M.I.", máximo título outorgado pela FIDE, excetuado o de Campeão do Mundo, para o enxadrista que cumpra os requisitos para tal exigidos em regulamento.

H

Horizontal -É uma sucessão de 8 casas horizontais
Hole -Termo da língua inglesa com o sentido de "cova", "buraco", e aplicado a pontos débeis originados por uma estrutura defeituosa de peões.

I

Igualdade -Posição que apresenta equilíbrio ou possibilidades recíprocas.
Inferioridade -Situação causada pelo desnivelamento posicional ou material, a favor do adversário.
Igualdade -Conceito estratégico segundo o qual um dos bandos está em condições de exercer pressão sobre o outro, mediante ameaças ou a preparação de um ataque. Diz-se que as brancas, por disporem do tempo de saída, têm a iniciativa natural, ou "pequena iniciativa". Inferioridade –
Intermediário -Lance que interrompe o curso natural de uma sucessão de trocas ou outra manobra qualquer, encaixando um elemento tático ou de surpresa, como seja, uma ameaça lateral aguda ou um xeque que permita atingir um objetivo fora de alcance por meios diretos.
Interzonal -Torneio oficial da FIDE, classificatório para a disputa do campeonato mundial, e que é formado com os principais colocados nos Torneios Zonais de todo o mundo

J

J'adoube -Expressão francesa internacionalmente usada e que significa "eu arrumo". Utiliza-se, previamente, quando se quer advertir o adversário de que vamos tocar em alguma peça com a intenção de arrumá-la
Jogada-Translado de uma peça de uma casa para outra. O mesmo que lance.
Jogada selada -O mesmo que "lance secreto".
Jogador -Enxadrista a quem corresponde o lance.

L

Lance -Movimento de peça no tabuleiro, o mesmo que "jogada".
Lance secreto -O que é escrito dentro de um envelope, e não executado sobre tabuleiro, quando ao esgotar-se o tempo prescrito para uma partida de torneio esta não estiver terminada, e for necessário transferir sua continuação.
Linha -Seqüência retilínea de casas, em diagonal, horizontal ou vertical. Na teoria do xadrez, chama-se linha a qualquer seqüência estudada, a partir de uma posição.
Liquidar-  Trocar sucessivamente várias peças e peões.

M

Maioria de peões - Situação numérica favorável em um setor ou flanco, de um bando sobre outro. Se o total de peões no tabuleiro for igual, a maioria em uma ala acarretará minoria na outra, e vice-versa. A maioria de peões é o primeiro passo para se conseguir um peão passado.
Manobra -Sucessão de lances integrando um plano estratégico, com o fito de obter alguma vantagem posicional.
Match -Competição entre dois enxadristas. (V. Torneio.)
Mate -Tratamento abreviado do termo "xeque-mate". É o lance final da partida, o objetivo final do jogo.
Material -O valor positivo e visível as peças. Diz-se que ganhou material o lado que obteve vantagem numérica ou de força operacional.
Meio-de-jogo -A fase intermediária da partida, entre a abertura e o final; é a ocasião em que as peças desempenham plenamente sua capacidade ofensiva e defensiva. Chama-se também "meio-jogo".
Mestre internacional -Título outorgado pela FIDE a enxadristas de reconhecida competência, que satisfaçam determinadas exigências mínimas.
Miniatura -Partida curta, com menos de 20 lances, de desenlace geralmente violento ou brilhante.
Mobilidade de uma peça -É o raio de ação de uma peça.

 N

N.N. - Abreviatura da expressão inglesa "no name", internacionalmente usada para indicar, na literatura enxadrística, um contendor cujo nome não é conhecido ou não se deseja mencionar.
Nomenclatura -Designação pela qual se conhecem as peças, as aberturas, as variantes, etc.
Notação -Nomenclatura simplificada ou abreviada por meio de um conjunto de sinais convencionais. Existem diversos sistemas de notação, porém os principais, internacionalmente usados, são o algébrico ou de Stamma, e o descritivo ou inglês. Nos casos de posições estáticas, é também usado o sistema Forsyth.

O

Objetivo -Alvo perseguido no combate
Obstrução -Ganho de espaço, pela confrontação direta entre os reis
Oponente -O mesmo que adversário; contrário
Oposição -Os reis estão em oposição quando se defrontam na mesma coluna, ou na mesma horizontal, ou ainda na mesma diagonal, separados por um número ímpar da casas. Ganhar a oposição é colocar o rei nessa posição.
P

Papeleta -Registro especial, para anotação de partidas de torneios. O mesmo que planilha
Partida -Termo genérico que se usa para o conjunto de lances de xadrez que vai desde o movimento inicial até o último.
Partida aberta -A que se inicia a partir dos lances simétricos 1-P4R, P4R. ou 1.e4, e5
Partidas fechadas -Todas as partidas que não comecem por 1-P4R, P4R. ou 1-e4, e5
Partido -Vantagem que um enxadrista pode conceder a outro, para compensar o desequilíbrio de forças. O partido pode ser de material (peão, peça, etc.) de material (peão, peça, etc.), de tempo (especialmente nas partidas rápidas conhecidas como "relâmpago") ou de pontuação.
Pat -Modalidade de empate.
Peão atrasado -O que se encontra à retaguarda de seus vizinhos.
Peão dobrado -Peão situado em coluna onde já existe outro do próprio bando.
Peão isolado -O que não conta com outro em coluna contígua, para eventual apoio.
Peão passado -O que não tem mais peão contrário para detê-lo, seja na mesma coluna ou nas colunas adjacentes.
Peças -São os elementos dinâmicos do xadrez.
Peões centrais -São eles: PR, PD, PBR e PBD. (e, d, f e c) 
Peões das alas -São eles: PC e PT. (a e h)
Perda de tempo -Derrota automática que alcança um competidor que, em qualquer posição, não houver cumprido com o limite máximo de tempo, exigido pelo regulamento do torneio.
Plano -Idéia ou conjunto de idéias passíveis de aplicação em uma partida com o fim de vencê-la, ou em manobra destinada a conseguir algum tipo de vantagem em uma posição dada.
Pregadura -Peça impossibilitada de mover-se por expor seu rei ao xeque.
Pretas -O conjunto de peças manejadas pelo segundo jogador.
Primeiro jogador -Jogador que controla as peças brancas.
Problema -Espécie de composição artística, em que se exige ao solucionista encontrar um mate previamente construído e anunciado.
Promoção -Transformação do peão em peça, ao alcançar a 8ª casa.

Q

Qualidade -Diferença de valor entre uma torre e um bispo ou um cavalo. Ganhar a qualidade é trocar uma cavalo ou um bispo por uma torre adversária.
 R

Raio de ação -Capacidade que caracteriza cada peça em jogo.
Relâmpago -Tipo de jogo muito rápido, também conhecido por "blitz", em que os competidores devem jogar uma partida em poucos minutos, geralmente 5 ou 10, cabendo a derrota aquele que levar mate nesse período ou cuja flecha, no relógio especial, cair primeiro.
Relógio -Medidor especial de tempo para partidas de xadrez de campeonatos, com duplo mostrador indicando o dispêndio de tempo de cada competidor.
Ruptura -Abertura de linhas de penetração em território adversário, sejam verticais ou diagonais, por meio de trocas ou de sacrifícios de material.
S

Sacrifício -Entrega de material para fins de ataque, pressão ou outro tipo de vantagem.
Saída -A jogada inicial em uma partida. Diz-se que as brancas tem a "vantagem da saída".
Schuring -Tabela especial para emparceiramento em torneios, e na qual cada competidor é emparceiramento, sucessivamente, com todos os demais.
Secreto -Lance que, em provas oficiais, uma das partes registra dentro de um envelope sem executá-lo sobre o tabuleiro, para ulterior reinício da partida.
Segundo jogador -O jogador das peças pretas
Simplificação -Sucessão de trocas, tendente a eliminar os elementos acessórios ou excedentes de uma posição.
Sissa -Figura lendária, ou literária, a quem alguns escritores atribuíram a invenção do Xadrez.
Sonneborn-Berger -Sistema para desempatar automaticamente colocações com igual pontuação em torneios. Atribui-se a cada competidor em causa a soma dos pontos obtidos pelos adversários de quem ganhou, mais a metade dos pontos de cada adversário com quem empatou.
Suíço -Sistema de emparceitramento para torneio com grande número de competidores (no mínimo, 16), em que se deseje economizar rodadas. O número destas é indicado pela fórmula: "o dobro da raiz quadrada do número de participantes". Se o número não for quadrado perfeito, a formula será: "o dobro da raiz quadrada inferior mais próxima, do número de participantes, mais um". O emparceiramento é seletivo, havendo sorteio simples apenas para indicar-se a primeira rodada. Depois desta, cada rodada, sucessivamente, terá seus competidores emparceirados de modo a que se enfrentem os que dispuzerem de igual número de pontos na tabela, ou o mais próximo possível, até ser cumprido o número estabelecido. Cada competidor somente poderá se emparceirado uma vez com qualquer outro; e deverá haver, tanto quanto possível, alternação de cores.

T

Tabuleiro -Quadrado dividido em 64 quadrados menores (8x8) onde se desenvolve o jogo.
Tática -Elemento característico de posições complexas ou tensas, em que uma ameaça dupla, um golpe de surpresa ou um sacrifício alteram o equilíbrio ou desequilíbrio reinantes.
Teoria -Série de conhecimentos e estudos pertinentes a todas as fases do xadrez.
Trebelho -Termo arcaizante que compreende todas as peças, inclusive os peões.
Triangulação -De rei: manobra para atingir uma casa vizinha em dois tempos, afim de colocar o adversário em zugzwang ou de evitar um golpe tático. De dama: manobra em três tempos, para voltar ao ponto de partida, passando o lance ao adversário.
Triplo -Ataque simultâneo à três peças adversárias. Uma das peças pode ser o rei.
V

Variante -Linha de jogo produto de análise própria derivada de uma linha clássica.
          Vantagem - Predomínio de qualquer tipo obtido durante a partida; pode ser de ordem posicional ou material.

X

Xeque -Ataque de uma peça contra o rei adversário
Xeque descoberto -Quando uma peça sai da frente do raio de ação de uma peça amiga que ataca o rei adversário. O mesmo que xeque à descoberto.
Xeque duplo -O ataque de duas peças simultaneamente ao rei adversário.
Xeque-mate -Situação do rei quando não pode desviar-se, ser protegido ou submeter a captura uma peça que dê xeque.
Xeque perpétuo - Modalidade de empate.

Z

Zugzwang -Palavra alemã que significa a obrigação de jogar que leva a perda da partida ou de uma vantagem qualquer. Abreviadamente "Zug".

Fonte: Canal Xadrez