segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Xadrez é um esporte?

   Eu e o amigo Professor Gerson Peres(Foto das Olimpíadas Escolares de 1999 em Poços de Caldas-MG).

Xadrez é um esporte?


OPINIÃO DE GÉRSON PERES - UM DOS MAIS CONCEITUADOS PROFESSOR DE XADREZ DO BRASIL

O xadrez foi reconhecido como esporte desde junho de 1999, através do Comitê Olímpico Internacional (COI). O documento foi assinado pelo então presidente do COI o Espanhol Juan Antonio Samaranch, que faleceu em 2010.

O xadrez não é esporte olímpico como muitas outras modalidades que são esportes e não são olímpicos. Por exemplo, futsal é esporte e nem por isso está nas Olimpíadas! Ninguém em sã consciência afirmaria que futsal não é esporte... Mesmo assim ele não faz parte da carta olímpica, assim como o xadrez, onde constam as modalidades que disputam os Jogos Olímpicos, de Verão e de Inverno.

Dificilmente o xadrez será esporte olímpico (opinião meramente pessoal). Para entrar na Olimpíada é muito difícil nos dias de hoje, pois são 10.500 atletas e para uma modalidade entrar, outra tem que sair ou deixar de ter algumas provas: por exemplo, teria que diminuir provas da natação, do atletismo, do judô, etc., para reduzir o número de atletas de outras modalidades para colocar atletas das novas modalidades, mantendo assim o número ideal de 10.500 atletas. Este número máximo é para não inchar muito a competição, que com mais atletas exige maior estrutura. Uma solução para aumentar o número de atletas talvez seja ter várias sedes, o que já foi cogitado recentemente em reunião do COI.

Bom, mas há outros problemas também como a própria olimpíada de xadrez – que já tem mais de 40 edições – disputada a cada dois anos que teria de ser extinta. O COI naturalmente não deixaria ter uma outra olimpíada dentro da modalidade. Veja que as modalidades olímpicas não têm olimpíada própria, só outros eventos como mundiais, continentais, ligas, etc...

Há questões também como número de jogadores que teria de diminuir (hoje são 4, mais 1 reserva no masculino - e ainda o naipe feminino com 3 jogadoras e 1 reserva), se multiplicarmos por 181 países filiados à FIDE imagina o número gigantesco de atletas que dá isto. Talvez se o xadrez entrasse na Olimpíada houvesse apenas 1 jogador/a por país, para não aumentar muito o número de atletas. E isto equivale a dizer que a Olimpíada já teria que receber 362 jogadores do xadrez (homens e mulheres) ao seu já grande número de 10.500 atletas!

E naturalmente as partidas nunca poderiam ser de até 6 horas (ou mais, dependendo o número de lances, já que se joga com acréscimo) como é hoje. Talvez,  teríamos partidas de 5 minutos, 25 minutos e 1 hora para cada lado no máximo. Isso por conta do tempo de televisão...

Bom, em face de tudo isso apontado, penso que o xadrez está muito bem do jeito que está com sua olimpíada própria, que é um verdadeiro show de xadrez! Entre vantagens (exposição na mídia e mais dinheiro dos comitês nacionais) e desvantagens (acima apontadas). Não sei se haverá um ganho tão grande se o xadrez entrar na Olimpíada.

Feliz Natal e muitas conquistas em 2015!

Fraternalmente.


Gérson Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário