segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

XADREZ 1 X 0 TALIBÃS



O mundo assiste perplexo ao resurgimento das investidas dos “Talibãs” na sua sede desenfreada para retomar o poder no Afeganistão. A todo custo eles provocam pânico nas populações. 

Nos cinco anos de regime imposto por eles, o Afeganistão era o único país no mundo em que o xadrez era considerado uma das atividades proibidas. Nessa época que eles governaram, os enxadristas eram obrigados a jogarem clandestinamente, correndo o risco de serem presos e punidos.

O xadrez era praticado nas escolas desde 1987, sendo proibido a partir de 1994, quando os Talibãs tomaram o poder. O curioso é que pela interpretação radical das leis islâmicas do Al Corão, proíbe a representação de figuras humanas ou de animais, relacionando a prática desde esporte com os jogos de apostas, contribuindo para o abandono das orações. Eles foram expulsos do poder em 1999, entretanto voltaram a atacar pessoas inocentes promovendo a violência para desestabilizar o governo atual.   

Em 1994, havia uns 20.000 enxadristas em atividade no País. Muitos deles sofreram. Dos que ficaram, mais de 1.900 foram detidos por suas atividades políticas ou,  quando participavam de partidas clandestinas. Entre eles havia destacados intelectuais, líderes de comunidades e antigos oficiais do exército. Há relatos de que foram duramente torturados em sua maioria, e que mais de 12 morreram combatendo o regime.
Todos os clubes de Xadrez foram destruídos. Os tabuleiros, peças e relógios  venderam no Paquistão. Os livros foram queimados. Ajmal Jamshidi, secretário geral da Federação Afegã de Xadrez, foi exilado em Amsterdã.
É inconcebível essa prática criminosa desse grupo.  Não entendo por que tanto ódio pregado por esses radicais aloprados que associam o xadrez às ordens demoníacas. Eles não sabem que pela história do nosso esporte rei, os muçulmanos desempenharam um papel importante para a expansão do xadrez desde a Índia e Pérsia, chegando na Espanha no século VIII, donde se estendeu pela Europa e América.
A intervenção Norte Americana que aconteceu partir de 2001 me parece fadada ao fracasso. As promessas foram de deixar o País com boa estrutura em condições mínimas de sobrevivência humana, fato este que não se confirmou. É justamente neste vácuo que os Talibãs pegam essa carona controlando boa parte do Afeganistão, avançando suas forças com táticas suicidas com grupos contrários a influência ocidental, sendo que bem armados e diga-se de passagem muito bem organizados.
Com a escalada de violência onde até as crianças são alvos desses radicais ficamos estarrecidos. Caso eles chegarem a se instalar em  Cabul, com certeza o esporte irá perder muito. 
Esperamos que esses senhores sejam combatidos e alijados do convívio social. O que se prega na religião muçulmana é a comunhão entre os povos indistintamente, embasada nos princípios de Maomé.  Portanto eles estão distorcendo o objetivo do islamismo. 
Não podemos ficar a mercê desses verdadeiros fabricantes do terror no mundo. Vamos segurar no punho de Malala Yousafzai (Prêmio Nobel da Paz), que desafiou os Talibãs.
VIVA!  O XADREZ. 

FONTE: Clube de Xadrez On Line/ Javier Vargas 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário