domingo, 12 de maio de 2013

Os Campeões também erram

                            Anna Ushenina (Ucrânia) atual Campeã Mundial.


Essa garfe inacreditável cometida pela então Campeã Mundial, a Ucraniana Anna Ushenina num jogo contra a Russa Olga Girya me fez viajar no tempo e lembrar de um caso idêntico acontecido comigo.
Foi numa partida válida pelo Nordestão realizado em Recife no ano de 1995, jogada contra o meu amigo Egas Campos de Salvador-Bahia.
A situação era igual e eu simplesmente empatei um jogo contra Egas por está com apuros de tempo num final de Rei, Bispo e Cavalo contra o Rei solitário. Apesar de possuir certo conhecimento da técnica na época eu achava que não reuniria condições de dar um xeque mate faltando 2 min.
O MI Alessandru Segal que era o Árbitro Oficial da competição e assistia a referida partida naquele instante,  vendo o desfecho do embate com o empate, afirmou que daria mate em 
2 min. com  qualquer distribuição das peças no tabuleiro.
O mesmo prontamente executou o mate de Bispo e Cavalo, ratificando o seu poderio de Mestre Internacional, conseguindo esplendidamente com sobras no tempo. Eu particularmente fiquei impressionado com a tamanha capacidade de raciocínio daquele Senhor.
Logo após o feito, humildemente ele nos deu algumas dicas de como conduzir as peças para encurralar o rei adversário em um dos cantos do tabuleiro de cor igual ao Bispo.
Recomendou-nos o estudo  dos “Triângulos Deletang”. Esse estudo me deu mais compreensão e dinâmica para conduzir as jogadas neste tipo de final. O Francês Deletang foi quem publicou e aprofundou esse estudo que leva o seu nome.
Para quem não sabe este final é o mais difícil do xadrez e provoca do enxadrista, jogadas precisas para se chegar ao mate, pois caso ocorra imprecisão nos lances executados, o oponente  empatará a partida após a contagem de 50 lances.
Vale salientar que são finais raros de ocorrer em partidas devido a dinâmica empregada pelas peças menores no início de jogo, pois geralmente elas saem no confronto do meio jogo.
Sinceramente é inconcebível que uma notável enxadrista Campeã do Mundo tenha cometido uma falha desta natureza,  porém ela é um ser humano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário