segunda-feira, 6 de maio de 2013

"En passant” Salvador



                       Emídio Santana e Luciano Zállio.   


Um “en passant” Salvador


Se eu for contar todas as histórias vividas por mim nos bastidores do xadrez certamente dará para fazer um livro.
A história do "en passant" aconteceu na cidade de Salvador-Bahia ,e, teve como protagonista o forte enxadrista baiano Luciano Zallio.

Numa partida válida pelo III Pituba Open em Janeiro de 2002, realizado no Clube Baiano de Tênis, sob a organização impecável do meu amigo Egas Campos, Jogávamos num ritmo de 30 min. Tinha saído de brancas com e4 e fomos parar numa linha de jogo intrigante da Abertura Italiana.
Confesso aos meus leitores que eu não estava bem na partida... Quando de repente Zallio jogou o seu peão do bispo da dama duas casas a frente, justificando e caracterizando um "en passant" que prontamente executei por ser a melhor opção naquele momento da partida. 

Esse lance salvou meu jogo, pois Zallio vinha bem no embate com um jogo bastante agressivo. Ele não aceitou  a lisura do lance que efetuei, achando que eu estava equivocado.

Para vocês terem uma ideia ele solicitou a presença do árbitro na mesa, sendo então confirmado que a jogada estava correta. Ganhei a partida do mesmo que na época estava no começo de carreira e desconhecia o "en passant". (ainda bem) Ele realmente ficou inconformado.

Reencontrei Zallio em Janeiro deste ano em Recife por ocasião do  Dokmus Internacional e relembramos aquele fato pitoresco do xadrez entre risos e risadas. Então pedi autorização ao mesmo para divulgar. 
Hoje ele está num nível técnico bem elevado e atualmente é um dos melhores jogadores da Bahia e do Nordeste. Não é atoa que ele fez 6 pts. no Zonal 2.4 realizado em Manaus.

Caso eu tenha que enfrentá-lo em torneios por esse Brasil, com  certeza as minhas chances serão mínimas.

Obrigado a Luciano Zallio por permitir a divulgação dessa história incrível.  


PRÓXIMA HISTÓRIA: UM GAROTO CHAMADO "J'ADOUBE". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário