segunda-feira, 4 de julho de 2016

JOGOS ABERTOS DO INTERIOR - FASE CLASSIFICATÓRIA DO SERTÃO







A Associação Sanfranciscana de Xadrez, organizará com o apoio da Fpex, a etapa classificatória do Torneio Por Equipes em Petrolina, valendo uma vaga na final dos Jogos Abertos do Interior de Pernambuco, nos naipes masculino e feminino. A equipe será composta por 4 enxadristas.
A fase final está prevista para se realizar em Serra Talhada nesse segundo semestre.
Obs. Cada cidade do Sertão só poderão inscrever apenas uma equipe, com todos os inscritos residentes na mesma. Os integrantes das equipes terão que ter no mínimo 15 anos de idade.
Dia: 23 de Julho de 20
16 (sábado)
Horário: 14hs
Local: SEST SENAT
Tempo de reflexão: 15min.
Premiação: Troféus para a equipe Campeã , Vice Campeã e 3ª colocada, com medalhas para os participantes das equipes premiadas.
INSCRIÇÕES GRATUITAS!!!


VEJAM REGULAMENTO ESPECÍFICO:

1.       REGULAMENTAÇÃO
A competição será regida pelas Regras Oficiais da FIDE e por este Regulamento.  A modalidade é considerada individual” e os atletas deverão ter vínculo com o Munícipio (nascido ou com domicílio eleitoral).

   2. DA INSCRIÇÃO
 2.1. Poderão ser inscritos:
a) Xadrez Feminino – até 06 (oito) enxadristas, com participação de até 04 (quatro) enxadristas por rodada.
b) Xadrez Masculino – até 06 (oito) enxadristas, com participação de até 04 (quatro) enxadristas por rodada. 
3. DA FORMA E SISTEMA DE DISPUTA
As equipes somente poderão iniciar qualquer MATCH, quando  possuírem o número de tabuleiros, não inferior a 50% (cinquenta e um por cento) dos pontos em disputa.
3.1.Será realizado Congresso Específico obrigatório da modalidade e este versará sobre a escalação das equipes, emparceiramento e demais detalhes que forem necessários. 
3.2. O município que não comparecer ao Congresso Específico até o início do emparceiramento estará automaticamente eliminado da competição.
3.3. No Congresso Específico o responsável pela equipe deverá confirmar e indicar a ordem de seus tabuleiros. Não o fazendo, ficará a cargo de a direção tomar por base a ordem entregue quando da inscrição, ou seja, pela Relação Nominal.
3.4. A numeração inicial das equipes para efeito de emparceiramento será calculada pelos ratings médios dos 4 (quatro) maiores ratings dos atletas inscritos na relação nominal, tanto no Feminino como no Masculino, devendo-se apurar primeiramente o rating FIDE STD, mesmo que este venha a ser menor que os demais, em segundo o rating FPEX (menos 100 pontos) e por último será atribuído, aos jogadores sem rating, um rating provisório de 1.600 pontos para o Xadrez Masculino e de 1.400 pontos para o Xadrez Feminino, ignorando-se ratings inferiores a esse patamar. Caso uma equipe possua 4 (quatro) ou mais jogadores com rating FIDE STD, seu rating médio será atribuído pela divisão dos 4 (quatro) maiores, não sendo preciso apurar nenhum outro rating.
3.5. Prevalecerá o sistema de substituição olímpica.
3.6. As equipes terão prazo de 15 (quinze) minutos antes de cada rodada para indicar os jogadores que estarão disputando as partidas referentes à mesma. O não cumprimento desta disposição obrigará a equipe a disputar a rodada com seus tabuleiros titulares, já confirmados ou ordenados no início da competição.
3.7. A competição obedecerá as seguintes normas de emparceiramento:
a) Sistema "SCHURING", quando o número de municípios participantes for até 8 (oito);
b) Sistema "SUÍÇO": quando o número de municípios participantes for superior a 8 (oito).
3.8. Serão realizadas 5 (cinco) rodadas quando o número de municípios for de 9 (nove) a 12 (doze); 6 (seis) rodadas, com 13 (treze) e 14 (quatorze) e em 7 (sete) rodadas quando o número de municípios for acima de 14 (quatorze). Fica estabelecido que o emparceiramento será feito através de programa de emparceiramento eletrônico oficial aceito pelaFIDE. 
 3.9. Para utilização do Sistema SCHURING, a primeira e segunda equipes  com maiores ratings médios deverão se enfrentar somente na segunda metade do torneio; para tanto a equipe de maior rating   médio, deverá ser a primeira a ter seu número sorteado; na sequência, para a segunda equipe de maior rating médio, será sorteado um número que se enquadre na determinação acima. Para as demais equipes, segue-se o sorteio normal.
3.10. O ritmo de jogo será de 15min + 10s por lance ou 21min ko para cada jogador.
3.11. Para o Sistema Suíço, as equipes que não forem emparceiradas em qualquer rodada receberão os mesmos
pontos de um match que termine empatado (3 pontos), com exceção da primeira rodada, onde serão atribuídos 100% (cem por cento) dos pontos.
3.12. A pontuação para a modalidade de Xadrez, tanto para o sistema Schuring como para o Suíço, será a pontuação por equipe:
Vitória 3,0 pontos; Empate 1,0 pontos; Derrota 0,0 ponto; Mais os pontos por tabuleiro.
3.13. Em caso de bye forçado a equipe só receberá a metade dos pontos por tabuleiro.
3.14. Em caso de WxO, sem justificativa plausível e indeferido pela comissão disciplinar dos JAPS, a equipe será desclassificada no sistema suíço e a equipe adversária receberá todos os pontos dos tabuleiros e nos sistema schuring todas as equipes rebeberão os seus pontos em todas as rodadas.
3.15.No Sistema Schuring serão obedecidos os seguintes critérios para desempate: 
a) Pontos por equipe (03 – 01 – 00);
b) Confronto direto;
c) FIDE Sonneborn-Berg;
d) Melhor pontuação no 1o tabuleiro;
e) melhor pontuação no 2o tabuleiro;
f) melhor pontuação no 3o tabuleiro;
g) sorteio.
3.16. Os critérios de desempate para o Xadrez no Sistema Suíço, serão os seguintes: 
a) por equipe (03 – 01 – 00);
b) Milésimos totais com o corte do pior resultado;
c) Milésimos totais;
d) Escore acumulado;
e) Pontos Melhor pontuação no 1o tabuleiro;
f) Melhor pontuação no 2o tabuleiro;
g) Melhor pontuação no 3o tabuleiro;
h) Sorteio. 
3.17. A tolerância será de 15 minutos em relação ao horário programado para o início da rodada para se configurar o WxO. por equipe e de 15 minutos após o início efetivo da rodada para se configurar WxO. individual, com o relógio acionado. 
3.18. Após o encerramento de cada partida todos os jogadores disputantes ficam obrigados a entregar à mesa de controle os seus resultados.
3.19. Cada equipe será representada por um capitão (que deverá ser um dos jogadores da equipe,mesmo que não esteja escalado para jogar na rodada), que acompanhará seus respectivos jogadores, bem como notificará e será notificado de qualquer decisão em relação a sua equipe. Ao final do MATCH deverá verificar e assinar a súmula dos jogos junto à mesa de controle. 
3.20. Todos os participantes deverão portar peças e relógios necessários às partidas em disputa em cada MATCH
3.21. Fica a critério da direção técnica da competição estabelecer se as peças, relógios e tabuleiros apresentados possuem ou não caráter oficial. 
3.22. Salvo o que dispõe o presente Regulamento, a competição obedecerá às regras da FIDE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário