domingo, 26 de julho de 2015

Um verdadeiro Campeão!!!

       José Sávio recebendo a premiação de Dr.Tilemon Gonçalves

José Sávio competindo 

Xadrez:Exercita a mente e constroe amizades

Durante 5 anos realizei um trabalho com pessoas especiais no Projeto Para-Esporte em Petrolina. Me identifiquei muito com essas criaturas de corações abertos. Trabalhamos com crianças, adolescentes  e adultos: com deficiência cerebral, auditiva ,visual e física.
Através da inclusão do xadrez no projeto conheci muita gente e tenho algumas histórias para contar dessas pessoas maravilhosas.
A maior barreira que elas enfrentam, são os bloqueios alfandegários da indiferença, impostos por familiares, que constroem uma espécie de "Muro de Berlim" do preconceito dentro dos seus lares, entravando a vida deles para sempre; sem falar na sociedade que impõe um paradoxo, indo nos dois extremos, das pontas dessas indiferenças (Existem famílias que tratam muito bem esses entes queridos e José Sávio é bem tratado pelos seus familiares)   
     
Uma coisa é ter pena e a outra é anulá-las, numa marcação implacável, fazendo com que elas próprias engulam e vomitem ao mesmo tempo em que são jogadas como traças, no lixo da imoralidade.

Mas hoje quero destacar JOSÉ SÁVIO (foto) que participou do 9º Torneio da Associação do Ministério Público de Pernambuco, que tem uma deficiência cerebral, mas pratica o Xadrez na Escola Eliete Araujo onde ele estuda, e segundo a sua mãe tem ajudado muito a combater a sua dislexia.
A vitória não é de um xeque mate mais sim da auto- afirmação e auto-estima, que elevam o espírito do mesmo, lhes dando a oportunidade de viver num mundo igualitário e fazendo da inserção social, uma vontade incessante para galgar um pódium na sua vida. Vocês não sabem o tamanho da felicidade de José Sávio, com a sua premiação.
É convivendo com essas pessoas normais que tenho aprendido cada vez mais a ter fome de viver. É isso que devemos ter sempre.
Imaginem! A gente que tem uma saúde e um físico privilegiado não pode se mal dizer da vida, depois que conhece a história desses verdadeiros heróis da resistência.
Eles não querem nada de graça... Eles querem ser incluídos  na sociedade e a arma da interação incita o âmago dessas criaturas Divinas.
São pessoas iguais a gente, carente de tudo, precisando de palavras de carinho para estimulá-las numa forma mais simples e possível da vida, nesse mundo cheio de preconceitos.

Para mim ele foi o Campeão Geral do 9º Torneio da Associação do Ministério Público de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário