sexta-feira, 18 de abril de 2014

Jogada de Rei

Jogada de Rei

O xadrez como alegoria da vida

Em novo filme, Cuba Gooding Jr. usa o xadrez para transformar a vida de jovens carentes.

“Jogada de Rei”, que estreia dia 24 de abril, conta a história verídica de Eugene Brown, ex-presidiário que criou um clube de xadrez para afastar jovens da criminalidade.

Cuba Gooding Jr‏
é o ator do filme
Foto: Divulgação/Facebook
São notórios os benefícios do xadrez para o raciocínio e a atenção. Seu ensino em escolas é defendido por educadores de vários países, e os resultados de sua aplicação são incontestes.

Mas para além do desenvolvimento intelectual, o xadrez pode servir como ferramenta de transformação e inclusão sociais, ensinando importantes lições de cidadania, como o respeito às regras e a perseverança.

É este o cerne do filme “Jogada de Rei”, estrelado pelo ator norte-americano Cuba Gooding Jr. e com estreia marcada para o dia 24 de abril. A distribuição é da HYPE101.

Após enveredar por filmes de ação e comédia, Cuba retorna as origens que o consagraram: papéis dramáticos em histórias inspiradoras, como “Homens de Honra”, “Meu Nome É Rádio” e “Jerry Maguire”, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Inspirado em fatos reais, “Jogada de Rei” conta a história do Big Chair Chess Club, um clube de xadrez fundado na década de 90 nos Estados Unidos para tirar jovens carentes da marginalidade. Cuba Gooding Jr. interpreta Eugene Brown, um ex-presidiário que tenta recomeçar a vida após 18 anos na cadeia. Eugene consegue emprego como zelador em uma escola pública de Washington, onde uma classe de alunos violentos acaba de expulsar a professora. Encarregado de tomar conta dos adolescentes, ele cria um clube de xadrez para afastá-los do crime, ensinando aos jovens a pensar antes de agir.

Um dos alunos, Tahime, se mostra um prodígio no esporte, mas as más companhias e a falta de
estrutura familiar o impedem de construir um futuro promissor. Ao mesmo tempo, a iniciativa de Eugene não agrada a todos, especialmente ao mafioso local, e o protagonista deverá superar difíceis obstáculos para levar adiante o seu projeto redentor.

Com uma atuação convincente, Cuba demonstra pisar em terreno seguro. Além dele, “Jogada de Rei” conta com as presenças de Dennis Haysbert (da série “24 Horas”), LisaGay Hamilton (“O Solista”), e o estreante Malcolm Mays.
O clube de xadrez iniciado por Eugene Brown existe até hoje, criou parcerias com outras escolas, ganhou cinco títulos municipais de xadrez e chegou a se classificar para o campeonato americano em quatro oportunidades. Atualmente, o programa começa a ser implantado em outras cidades dos Estados Unidos.

Material para download em https://www.flickr.com/photos/hype101


Cena do filme em http://goo.gl/nljFZO

HYPE101

A HYPE101 é a mais nova distribuidora a ingressar no mercado nacional com foco no lançamento de filmes independentes de grande qualidade comercial e artística. Com sede no Rio de Janeiro, a HYPE101 iniciou suas operações em 2014. Anteriormente, sob o nome de Santos Filmes, atuou na área de pós-produção, tendo fornecido soluções para importantes produções nacionais como “O Homem do Futuro”, “Os Penetras” e “Mulher Invisível”, entre várias outras. Inspirada pelas novas possibilidades de marketing, a HYPE101 se diferencia por usar as mais modernas ferramentas de promoção online.

Assessoria de imprensa

Para mais informações entre em contato

Pedro Santos :: pedrosantos@hype101.com.br (21) 2137 6940

Thiago Storch :: thiagostorch@hype101.com.br (21) 2610 6620

Fonte: Pedro Santos – Assessoria de Imprensa da HYPE101

ARTIGO EXTRAíDO DO SITE: WWW.clubedexadrezonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário