sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Um garoto chamado J’ADOUBE

                                Lourival (a direita) numa competição.

               Lourival e sua Mãe Maria na premiação da Copa Gazzeta de Xadrez.(em 2004)
     
Quem pratica xadrez têm conhecimento da palavra J’ADOUBE.  Caso  alguma peça tanto sua como a do adversário fique fora da casa ou em casa errada e haja a necessidade de arrumação, pede-se permissão para arrumar ou colocá-la no local correto. A palavra J’ADOUBE é de origem francesa que significa: um pedido de licença e permissão.
Num torneio do River Shopping realizado no ano de 2002, dentre algumas partidas, jogavam numa determinada mesa, os atletas Gustavo x Lourival que era meu aluno no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Petrolina  na época. Os dois eram jogadores de destaque da cidade e com certeza naquele confronto  se decidiria o título da categoria.
Foi quando Lourival movimentou sua dama para uma casa onde o cavalo adversário a capturaria com um duplo ataque com xeque de cavalo. Quando o mesmo soltou a peça na casa, se apercebeu do equívoco da jogada, falando para Gustavo: 
- J’ADOUBE!

Sabedor dessa regra básica, seu oponente solicitou a presença do árbitro na mesa para registrar a ocorrência, que logicamente deu o veredicto final em favor do próprio. Tal decisão fez com que Lourival caísse em prantos, afirmando para todos os presentes, inclusive aos seus pais,  que eu não havia ensinado o significado correto da palavra J’ADOUBE para ele.
Naquela hora eu me encontrava literalmente em xeque, então achei uma saída plausível... Propositadamente convoquei todos os meus alunos que participavam daquela competição fazendo uma simples pergunta...

- Eu ensinei o que é J’ADOUBE PARA VOCES?
Um grupo de 6 alunos num tom uníssono afirmou:
- SIM! PROFESSOR.
Então me dirigi a Lourival falando que lamentavelmente eu só não tinha ensinado para o mesmo. Ele imediatamente se retirou da competição, inconformado com a perda da partida.
A  primeira regra que ensinamos para os  alunos iniciantes é que a peça tocada tem que ser jogada. A não ser em casos de impossibilidade em que o rei fique em xeque, ou seja, um lance impossível. Então, usa-se essa formalidade ao pedir permissão como condição para tocar em alguma peça.
Dias depois ele se apresentou nas aulas de xadrez me pedindo desculpas pelo ocorrido, dizendo ter esquecido que eu tinha ensinado essa regra, a qual é universal. Prontamente o desculpei.
Lourival era uma criança inteligente, comportada, saudável e talentosa. Era muito querido no meio e me tinha um grande respeito. O problema era que ele não digeria bem as suas poucas derrotas em competições.
Ao longo do período escolar, aos poucos fui corrigindo isso dele, sendo que o mesmo  começou a entender o significado de cada resultado dentro de uma partida, absorvendo melhor os seus reveses.
Quando ele se transferiu para o GEO levou consigo um “Bulling” (na época apelido) emplacado na sua pessoa.   A turma do xadrez, o chamavam de J’ADOUBE devido ao episódio ocorrido. O incrível é que o mesmo aceitava tranquilamente as brincadeiras dos colegas numa boa.  Ele hoje cursa o 5º período de MEDICINA na Universidade de Pernambuco em Recife.
O encontrei há uns quatro anos e comentamos aquele episódio. O assunto foi motivo de risadas de ambas as partes.   Já pensaram se o chamarem de DR. J’ADOUBE quando ele se formar? (brincadeira).
São essas histórias que preenchem o espaço da nossa convivência enxadrística, fazendo com que a gente passe esse esporte que aprendemos a amar de uma forma onde a interação produza um efeito social, e a partir dos parâmetros da inter-relação, traga uma contribuição positiva na formação de cidadãos de caráter ilibado para o mundo. 

Saudações enxadrísticas.

Emídio Santana

3 comentários:

  1. Excelente história! O xadrez educando para a vida. Sua atuação foi perfeita como educador, e o aluno também está de parabéns por reconhecer o erro depois.
    Posso usar esta história em meu curso de capacitação para professores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mestre
      Temos muitas histórias para contar do nosso dia a dia que torna a nossa profissão prazerosa.
      Tens total autorização.
      Um abraço
      Emídio

      Excluir
  2. Grande Lourival!!

    Um fenômeno do xadrez de Petrolina.

    Recordo - me que chegou a vencer Agnaldo quando o mesmo havia vencido recentemente o petrolinense ou algo assim, creio que foi uma competição no Neuman Hotel.

    Nos temos dele (e que é tbm o meu) uma geração mto boa de jogadores escolares surgiu: Daker Fernandes, Lourival, Rafael Mendes, Éder, Anderson Amorim e muitos outros.

    Tivesse continuado o xadrez e com estudo arrojado, teria sido um dos maiores nomes do xadrez pernambucano.

    Professor, penso que o xadrez de petrolina já deveria ser objeto para livro, no mínimo um documentário.

    Que acha da idéia?

    Um grande abraço!

    Caio Graco.

    ResponderExcluir