quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Vocês sabiam que o XADREZ é LEI em PETROLINA

                Foto do Projeto Cemam. Destaque para o professor Anderson Diego.   
O ensino da modalidade xadrez é obrigatório nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Petrolina desde 2001, através de um projeto de minha autoria. O texto que foi redigido pela minha pessoa, passou por correções da competente professora Romana que nos deu um grande suporte.
O mesmo tomou formato de projeto LEI para legitimar a  tramitação na Câmara de Vereadores de Petrolina, através da Vereadora Teresinha Teixeira. Durante o processo, discutimos algumas questões com alguns vereadores que resistiam, sobre a amplitude do projeto, cuja idéia original era que fosse incluído como disciplina curricular nas escolas.  
Por acharem que o projeto onerava os cofres da Prefeitura  tivemos que colocá-lo como matéria optativa na área de Educação Física. Fizemos alguns ajustes para que o projeto tivesse efeito e fosse aceito pelos vereadores por unanimidade em uma das sessões ordinárias do poder legislativo.  Registramos a importância do Dr.Josenilson Menezes e do professor Francisco Jarbas que participaram juntamente conosco,  das rodadas de negociações.    .   
O projeto 1093/01 foi sancionado pelo então prefeito Fernando Bezerra Coelho, determinando a execução imediata, porém até o presente as autoridades ligadas ao setor educacional não se interessaram.
Em 2004 fizemos um requerimento para a Promotoria da Infância e Juventude , solicitando a intervenção do órgão, para tornar viável o  projeto, porém fomos comunicado que o Prefeito não era obrigado a colocar em prática o projeto pois dependia de dotações orçamentárias para este fim.  
Ainda chegamos a lançar proposta para concretizar o referido projeto porém não houve nenhuma contrapartida do poder municipal.

EU ACREDITO! QUE UM DIA ELES RECONHECERÃO OS BENEFÍCIOS DO XADREZ COMO UMA GRANDE FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS.

7 comentários:

  1. Parabéns Emídio!
    São de iniciativas como essa que o xadrez precisa para crescer. Essa história é mais uma das que eu conheço onde a política atrapalha, ou sendo mais justo, alguns políticos atrapalham. Os benefícios que a prática do xadrez traz para as crianças são enormes e o custo é muito baixo, ao contrário do que esses políticos dizem. Continue na sua luta porque um dia o peão chega na oitava linha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre!
      É uma honra receber os comentários de uma das maiores autoridades em xadrez escolar do Brasil.
      É isso! A minha luta continua. Eles não vão derrubar o rei, porém só saio do campo de batalha quando colocá-los em Zugs.
      Um abraço fraterno meu caro professor.
      Emídio

      Excluir
  2. Obrigado, porque se hoje eu sou professor de Xadrez em Petrolina, devo muito a sua iniciativa de sancionar um projeto tão importante para as nossa crianças.

    Parabéns você é um marco no Xadrez Petrolinense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego
      Você foi o autor de uma das maiores alegrias que eu tive na minha vida. Vendo-o se destacando já como professor de xadrez revelação de Petrolina neste ano e já procurando se qualificar cursando Educação Física, com certeza você está trilhando na variante correta.
      Obrigado! Meu filho.
      Que Deus te abençoe nesta longa caminhada.

      Excluir
  3. Parabéns Professor!

    Fiquei surpreso em saber que já existe a lei municipal e feliz em saber que foi mais uma iniciativa do Sr. pelo Xadrez em nossa cidade. Quanto a quando iremos ver os resultados práticos, sou otimista e vejo a lei já aprovada como um importante primeiro passo rumo a difusão do xadrez nas escolas e principalmente com as crianças.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Rodolfo
      A gente vai lendo comentários injustos sobre a verdadeira história do xadrez escolar de Petrolina, ficando muito chateado.
      Dizer que o xadrez de Petrolina só aconteceu de 10 anos para cá é brincadeira...
      Espero que não apareça nenhum pai biológico dessa criança, pois aí terei que solicitar o DNA.
      Mas o projeto é de todos Petrolinenses e qualquer cidadão de bem, sendo professor de xadrez ou não pode adotá-la, e que cuide muito bem dela pois é o fruto que simboliza a perenização do nosso xadrez.
      Um grande abraço.
      Emídio

      Excluir
  4. Deixar eu ver se eu entendi: quer dizer então que a câmara de vereadores não quis aprovar um projeto de lei quanto ao xadrez escolar visando a melhoria da educação dos munícipes porq isso iria custar caro??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Partindo que esta premissa fosse verdadeira - que não é - era o caso de se fazer as seguintes perguntas ao vereador:

    1) Acaso conhece algo sobre o xadrez? Teria como mostrar numa planilha quais custos adicionais além dos previstos (livros, relógios, peças)?

    2) Onerar a prefeitura? E desde quando investir na educação municipal é custo trivial? Não é para isso que serve o dinheiro do contribuinte? Só utilizando a verba das escolas municipais e por um decreto de portaria seria suficiente para ter em cada escola de Petrolina o xadrez enquanto disciplina. E este custo, que já é pequeno, cairia ainda mais se o jogo de peças oferecido pelo ministério dos esportes fosse enviado as escolas, como me contou a professora Adriana Soely, professora de xadrez no CPM de Juazeiro.

    É por essas e muito mais que é tão difícil o xadrez no Brasil ser bem sucedido e me vejo descrente nessa hercúlea tarefa. Com uma classe política medíocre como foi o vereador que lhe fez uma alegação tosca como essa e a falta de políticas desportivas em praticamente todos os municípios e ministros dessas pastas, fica difícil.

    Me pergunto se o xadrez poderia seguir os rumos do poker como é em Las Vegas.

    Ao meu entender, o xadrez de Petrolina é um cenário diferenciado: no nordeste com certeza e me arriscaria a dizer que pouquíssimas cidades brasileiras possuem a condição e potencial que petrolina tem para esse esporte, de forma que os campeonatos poderiam ser mto mais rentáveis para os jogadores daí.

    Um abraço!

    Caio Graco.

    ResponderExcluir