segunda-feira, 1 de julho de 2013

Damasceno + Macedo = Xadrez Potiguar

    Lênia Damasceno, Emídio Santana, Igor Macedo e Giovanni Borba .


O xadrez do Nordeste Brasileiro deve muito a essas duas famílias, que alicerçaram suas vidas dentro do ambiente enxadrístico.
O velho amigo Alécio Damasceno reuniu toda a família construindo sua vida em torno do Xadrez.  Grande amante da Arte de Caíssa é proprietário da Academia Damasceno em Natal-RN. É o pai da professora Lênia Damasceno cujo currículo enxadrístico é invejável. Além de alguns títulos em torneios Abertos, já foi Campeã Estadual.
A família dos Macedos começou a arquitetar a ponte enxadrística através do Sr. Luiz Soares Macedo na década de 40, acumulando títulos em torneios daquela época.
A lista dos Macedos aficionados pela nobre arte é quase interminável. Poderíamos citar os nomes de: Fábio, Alexandre, Aroldo e o MF Maximo Macedo que é Pai do professor e árbitro Maximo Igor Macedo e o MF Máximo Iack Macedo. 
Conforme informação do amigo Igor, o velho Luis Soares de Macedo, ainda joga xadrez com os seus 91 anos.
Além dos últimos nomes citados que dispensam comentários, com a maximinização do Xadrez Potiguar surge uma nova atração dos Macedos.
É a pequena Mariel Macedo, com apenas 8 anos, ostenta o título de Campeã do Estado do Rio Grande do Norte na categoria Sub 8.
Por este Brasil afora existem outros grandes exemplos no rol enxadrístico, que denota a condicionalidade das suas virtudes quando se fala nesse jogo milenar. 
E aí vem a inigualável paixão,  abnegação e compromisso com esse  esporte fascinante.
O Xadrez agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário