segunda-feira, 5 de março de 2012

XADREZ É FANTÁSTICO!


FOTO DE UMA SALA DE AULA EM CUBA ( O País onde o índice de analfabetismo é Zero. O Xadrez é obrigatório nas escolas) 


BÉLGICA (1970)

O Dr. Johan Cristiaen, depois de dois anos de experiências com dois grupos de 20 crianças entre 10 e 11 anos, comprovou que o aproveitamento escolar do grupo experimental foi 13,5% superior ao do grupo do ensino regular.

NEW YORK-USA (1981)

Joyce Brown constatou considerável melhora no comportamento dos alunos – 60% menos incidentes e suspensões, além da melhora no aproveitamento escolar de até 50% na maioria dos estudantes envolvidos.

MARINA, CALIFÓRNIA – USA (1985)

George Stephenson, após 20 dias consecutivos desenvolvendo um trabalho com um grupo de estudantes, constatou os seguintes resultados entre alunos que apresentaram maior aproveitamento escolar.


Redimento Acadêmico.........................55%
Comportamento...................................62%
Esforço................................................59%

Concentração.....................................56%

Auto Estima..........................................55%

John Nash, John Harsanyi e Reinhard Selten


Agraciados em 1994 com o Premio Nobel de Economia, fundamentaram seu trabalho na chamada Teoria dos Jogos. (“Durante anos os três acadêmicos que se dedicaram a estudar o comportamento de economia, segundo a lógica dos jogadores de Xadrez”
... “Ganharam na semana passada o Premio Nobel de Economia”. REVISTA VEJA, 19/10/94.

Em nossos 16 anos de experiência desenvolvendo o Xadrez Escolar  em estabelecimentos de ensino de Petrolina, podemos afirmar o acerto das experiências citadas, como aspectos muito mais amplos como liderança, velocidade de raciocínio e integração social.
Na prática tenho depoimentos de pais que atribuíram ao Xadrez, um suporte para a melhoria do rendimento escolar de seus filhos, como também no comportamento dos mesmos.
Isso é gratificante para nós, pois temos certeza que estamos contribuindo para a formação de um bom caráter para o cidadão do futuro. 

Um comentário:

  1. Pois é, professor! Vários exemplos de que a nobre arte deve estar presente no ensino das nossas crianças!!

    ResponderExcluir