Estamos concluindo o curso
de Licenciatura em Educação Física pela OSEAD/IES. Durante esses três anos, enfrentamos
os estudos com muito esforço e dedicação procurando assimilar os ensinamentos
dos professores. Dia 14 de Fevereiro de 2014 estaremos defendendo o tema, “Xadrez, um esporte a serviço da educação”,
onde procuramos enfocar a importância do xadrez no ambiente escolar, justificando
a ação pedagógica e a sua contribuição para uma educação de qualidade nas
nossas escolas.
INTRODUÇÃO
Na
pesquisa apresentamos o Xadrez, como um jogo revolucionário onde tem
justificado a sua presença nas escolas do Brasil e do Mundo, pelos efeitos pedagógicos que ele tem causado entre
as crianças e adolescentes praticantes, verificados ao longo desses anos.
Diante da sua capacidade cognitiva propõe ao alunado uma forma de pensar,
refletir e calcular seus lances
futurísticos.
Através
do uso da internet e pesquisas em livros, relatamos o segredo que esse jogo
milenar tem com as suas lendas curiosas que nos deixa no mundo da imaginação. O
seu histórico é rico e potencializado pelas pessoas que tem o contato com esse
jogo e escancara o seu fascínio pela notada riqueza desse grande entretenimento.
É a premissa desse fenômeno mundial deixando um legado por onde passa.
O
aprendizado do xadrez é de fácil compreensão devido às formas lúdicas de como
ele é passado, a começar pelo posicionamento do tabuleiro, do posicionamento
das peças e a maneira como elas atuam dentro do universo quadrado.
As
regras são perfeitamente compreensíveis dando uma conotação auto disciplinadora para aqueles que têm o
contato com o xadrez, que basicamente dita uma pauta ética servindo para impor
respeito aos deveres de cada enxadrista na condução do seu jogo.
A
referida pesquisa tem por finalidade o estudo do dimensionamento de forma
global para se possuir uma escola de qualidade integral a qual necessita dessa
grande ferramenta pedagógica, para pensar, concentrar e tomar decisões das
jogadas a serem efetuadas de acordo com o cálculo lógico da intelectualidade de
cada indivíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário