quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Xadrez, um esporte a serviço da educação


Estamos concluindo o curso de Licenciatura em Educação Física pela OSEAD/IES. Durante esses três anos, enfrentamos os estudos com muito esforço e dedicação procurando assimilar os ensinamentos dos professores. Dia 14 de Fevereiro de 2014 estaremos defendendo o tema, “Xadrez, um esporte a serviço da educação”, onde procuramos enfocar a importância do xadrez no ambiente escolar, justificando a ação pedagógica e a sua contribuição para uma educação de qualidade nas nossas escolas.           


INTRODUÇÃO

Na pesquisa apresentamos o Xadrez, como um jogo revolucionário onde tem justificado a sua presença nas escolas do Brasil e do Mundo, pelos  efeitos pedagógicos que ele tem causado entre as crianças e adolescentes praticantes, verificados ao longo desses anos. Diante da sua capacidade cognitiva propõe ao alunado uma forma de pensar, refletir  e calcular seus lances futurísticos.
Através do uso da internet e pesquisas em livros, relatamos o segredo que esse jogo milenar tem com as suas lendas curiosas que nos deixa no mundo da imaginação. O seu histórico é rico e potencializado pelas pessoas que tem o contato com esse jogo e escancara o seu fascínio pela notada riqueza desse grande entretenimento. É a premissa desse fenômeno mundial deixando um legado por onde passa.
O aprendizado do xadrez é de fácil compreensão devido às formas lúdicas de como ele é passado, a começar pelo posicionamento do tabuleiro, do posicionamento das peças e a maneira como elas atuam dentro do universo quadrado.
As regras são perfeitamente compreensíveis dando uma conotação  auto disciplinadora para aqueles que têm o contato com o xadrez, que basicamente dita uma pauta ética servindo para impor respeito aos deveres de cada enxadrista na condução do seu jogo.

A referida pesquisa tem por finalidade o estudo do dimensionamento de forma global para se possuir uma escola de qualidade integral a qual necessita dessa grande ferramenta pedagógica, para pensar, concentrar e tomar decisões das jogadas a serem efetuadas de acordo com o cálculo lógico da intelectualidade de cada indivíduo. 

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