O professor de Matemática 3 Carlos Cley do Geo Petrolina idealizador um
projeto para as turmas de 1ªsérie do Ensino Médio, onde inclui o xadrez como uma
grande ferramenta pedagógica de grande importância contextualizando o
quadrado geométrico com as suas 64 casas, onde o universo é infinito na lógica
cognitiva dos cálculos demonstrando toda importância do nosso esporte no âmbito escolar.
De nossa parte estaremos dando um suporte ´para que o projeto seja um
sucesso.
Professor Carlos Cley
Emídio Santana x Carlos Cley
PROJETO
DE INTERVENÇÃO - MATEMÁTICA E XADREZ
PROFESSOR
CARLOS CLEY - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Pode-se associar o tabuleiro de
xadrez a qualquer quadrante do plano cartesiano. Na figura abaixo, o tabuleiro
está associado ao 1º quadrante, e essa associação é feita de forma que cada
casa do tabuleiro é determinada pelo par ordenado (a, b), onde a é a abscissa e b a ordenada do ponto, representada pelo vértice superior direito.
Observe, por exemplo, que as torres brancas estão localizadas nas casas (1, 1)
e (8, 1), enquanto que os cavalos pretos estão nas casas (2, 8) e (7, 8). ]]
Para refletir…
I)
De acordo com os seus conhecimentos, você é capaz de dizer as exatas posições
dos bispos pretos?
II)
Discuta também com um colega seu que esteja mais próximo se o cavalo branco da
casa (7,1) pode capturar uma peça adversária que esteja na casa (2,4), e caso
seja possível, diga em quantos movimentos
e descreva, pelo menos, dois trajetos usados por esse cavalo para
fazê-lo.
MODELO
DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA – XADREZ
PROFESSOR
CARLOS CLEY
ALUNO: ________________________________________________
TURMA: _________ DATA:
__________________ NOTA: _________
De acordo com os seus conhecimentos
sobre funções do 1º grau e sobre as regras do jogo de xadrez, leia o enunciado
com atenção e responda à atividade
seguinte:
Na
figura abaixo, temos um cavalo branco na casa (1,1), um bispo branco na casa
(4,3) e uma rainha preta na casa (3,5). Suponha que o cavalo sempre se desloque
para uma casa (a, b) com a > b, ou seja, que o seu próximo movimento seja
para a casa (3,2), e que a torre e o bispo se movimentem de acordo com as
regras do jogo de xadrez. Efetuando movimentos nas condições dadas, analise e
dê o somatório das afirmativas corretas, justificando a resposta de cada item:
Figura extraída da internet.
(01)
Estando na casa (7,2), o bispo branco poderá ameaçar um peão preto que esteja
na
casa (3,6), caso não haja nenhuma peça
entre eles no trajeto percorrido pelo bispo.
(02)
O cavalo branco da figura pode, em duas jogadas, atingir a casa (5,3), e
equação da
reta que contém as casas por onde o cavalo
passará é .
(04)
Os pontos (1,1), (3,2), (6,3) do tabuleiro são colineares.
(08)
A rainha branca da figura pode, em um único movimento, ameaçar as duas peças
brancas adversárias, caso se desloque para uma
casa (a,b) pertencente à reta y = 3,
onde a ≤ b.
(16)
O trajeto do bispo branco do item (01) define uma reta cujo coeficiente angular
é igual
a
-1.
(32)
Analisando as informações do enunciado desta questão sobre o cavalo e a rainha
do
tabuleiro acima, é possível que, em
algum momento este cavalo ameace a rainha que se
encontra no mesmo tabuleiro.
(64)
O bispo da figura poderá em um único movimento atingir a casa (6,5), ficando
ameaçado
pela rainha adversária. O trajeto feito pelo bispo contém os pontos
pertencentes à reta cujo coeficiente linear é
igual a -1.
Da
aplicação desta atividade:
Este é apenas um esboço do projeto MATXAD, que associa a matemática ao jogo de xadrez. O projeto deve ser trabalhado a partir do 9º ano, priorizando, também, o Ensino Médio, até a segunda série com diferentes formas de abordagem.
A atividade-exemplo, anexa acima, foi realizada com
os alunos do 1º ano, sendo apresentada aos mesmos uma questão no estilo
UFBA, com uma linguagem adequada aos assuntos abordados pelo professor em
sala de aula, entretanto essa atividade pode ser elaborada para
alunos das outras séries citadas, com abordagens diferentes, inclusive mais
contextualizadas, como nas provas do ENEM.
Para a aplicação desta atividade bastam três momentos, os dois primeiros realizados pelo Professor de Xadrez, sempre enfocando o objetivo inicial, que é a interação Matemática-Xadrez, e seu objetivo maior: o aumento da concentração, da disciplina em sala de aula e desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico-dedutivo.
Assim sendo, temos:
1º momento: Duas horas/aulas recreativas em que serão repassadas as regras de xadrez. Essas aulas serão obrigatórias, num turno oposto ou no horário da educação física, podendo ou não ser computada como avaliação da disciplina de educação física, ficando a critério do professor da disciplina. Apesar de parecer pouco tempo, o objetivo inicial é forçar o aluno a entender as regras do jogo, para posteriormente promover a interdisciplinaridade.
2º momento: A realização de um torneio, preferencialmente uma semana após a 1ª atividade para que o foco não seja desviado, sobretudo como forma de incentivá-los à prática de xadrez. Essa atividade não será obrigatória, mas como premiará campeão e vice. Antes do início do torneio, poder-se-á contar a história do xadrez, enfatizando vários contextos, como, por exemplo, as guerras, pois o xadrez representa as guerras medievais, podendo ser pedido um auxílio dos professores de história, artes, orientação humana, etc., e para os alunos que têm dificuldade de contato com os demais ou deslocamento, poderão ser sugeridos alguns sites onde os mesmos pratiquem o xadrez virtual em diferentes níveis de dificuldades.
3º momento: Nessa etapa, a atividade seguirá o exemplo anexo, a ser realizada no ambiente da sala de aula, com a presença do professor da disciplina de Matemática, em que o mesmo atribuirá uma nota de avaliação.
É de
extrema importância o engajamento do maior número possível de profissionais das
diversas áreas envolvidas, sobretudo do Professor-Orientador de Matemática nos
dois últimos momentos, para dar suporte técnico aos alunos nas atividades
propostas.
Esta
atividade aborda os seguintes temas: Função do 1º grau e estudo da reta
(Geometria Analítica), mas há possibilidade de adequá-la a outros temas da
Matemática tais como Geometria Plana, Trigonometria, Porcentagem, Análise
Combinatória, Probabilidades, etc. Ficando por conta da criatividade do
professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário